A 1ª edição da ‘Taça Ilha Favela’, evento promovido pelo Governo do Maranhão em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa), começa neste sábado, 5 de novembro, com o show do cantor Dexter, um dos grandes nomes do rapper nacional. A programação será aberta oficialmente no Viva da Cidade Operária, unidade 205, a partir das 16h. Uma das finalidades da ação é integrar as comunidades da região metropolitana de São Luís.
O evento envolve atividades esportivas e culturais, tendo em destaque uma competição de futebol de campo masculino e feminino e a presença de artistas do Maranhão e nacional. O Taça Ilha Favela ocorrerá deste sábado (5) até o dia 26 de novembro, se estendendo às programações que também acontecerão no Complexo Esportivo do Cardosão, localizado no bairro do Sá Viana. As práticas esportivas e culturais ocorrerão sempre aos finais de semana. Nesta edição estarão presentes os representantes da Cidade Operária, Sá Viana, Área Itaqui Bacanga, Coroado e Coroadinho.
Esporte, música e cidadania
Desenvolvendo políticas públicas que levam cada vez mais cidadania aos jovens das comunidades maranhenses, o Governo do Maranhão vem apoiando e consagrando eventos esportivos por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel). Na edição de estreia foram investidos R$288 mil em recursos provindos da Lei de Incentivo ao esporte. “ Nós temos desenvolvido projetos que priorizam a diversidade, no intuito de promover a inclusão social através do esporte. Por isso a Taça Favela em São Luís, tem uma relevância muito grande no âmbito do desenvolvimento do esporte amador’, comentou o secretário adjunto de esporte incentivado da Sedel, Leonardo Cordeiro, sobre o empenho da gestão estadual.
O representante da coordenação da Cufa no Maranhão, Preto Nando, ressalta a importância do apoio e do investimento do Governo do Maranhão para a realização da primeira edição do ‘Taça Ilha’ no estado. “A ideia é integrar socialmente e esportivamente a nossa juventude, e isso só se tornou possível diante da atitude da gestão estadual. O evento só se concretiza devido a participação do grande apoiador, que o Governo do Estado, por meio da lei de incentivo ao esporte. Essa ação tem o objetivo de gerar cidadania entre os jovens das nossas comunidades”, comentou.
Cultura de Paz
Além dos investimentos no setor esportivo e cultural, o Governo tem promovido ações que disseminam a cultura de paz dentro das comunidades, como por exemplo o ‘Novembro pela Paz’. “Será um mês de ações e atividades de mobilização para uma cultura de paz, de direitos humanos, respeito às leis e promoção de justiça nas comunidades. Durante o mês, serão realizados diversos eventos, que vão desde a Conferência Mundial da Paz à realização de atividades esportivas e culturais como a ‘Taça Ilha Favela’, iniciativa idealizada pelo governo do Estado em parceria com a Cufa e realizado pela Sedel. Este evento tem por objetivo estimular nos bairros de São Luís uma cultura de solidariedade, promoção da inclusão e um clima de camaradagem e amizade entre as pessoas”, avalia o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.
Superação
Personagem de uma história real de superação, após ter cumprido 13 anos de pena no sistema prisional, Marcos Fernandes de Omena, nome de batismo do Dexter, ganhou destaque no mundo da música e também se tornou exemplo de superação.
Ele ganhou a liberdade no ano de 2011 e tem viajado ao redor do Brasil fazendo shows e palestras para jovens de comunidades. Desde então, já se apresentou ao lado de nomes como Seu Jorge, Mano Brown e Racionais MC’s, entre outros, consagrando-se como um dos maiores representantes do Rap nacional. Além de rapper, Dexter também é compositor e foi um dos integrantes do extinto grupo de rap 509-E.
Em 2012, cerca de um ano após a conquista da liberdade, Dexter foi o protagonista da volta do rap aos palcos principais da Virada Cutural, em São Paulo, quando se apresentou na Praça da República lotada ao lado da Banda Oitavo Anjo, sua big band, sendo ovacionado pela plateia.
Confira a programação:
5 de Novembro:
16h – Lançamento do Projeto com a presença dos Times
Apresentação Dança e Roda de B. Boy Livre
17h – Chute Inicial
Show Eletro Acústico Preto Nando
19h – Show de abertura com Dexter
6 de Novembro:
*programação acontece simultaneamente nos bairros da Cidade Operária, Sá Viana, Coroado e Coroadinho.
8h – 12h
– Início do Torneio às 8h;
– Feira de Esporte Urbana
(Exposição de produtos do artesanato local, apresentação de DJ’s, grafite, dança de rua e Estética Afro);
Dias 12 e 13:
Sábado – 14h às 18h
– Início do Torneio às 14h;
– Feira de Esporte Urbana
(Exposição de produtos do artesanato local, Apresentação de Dj’s, Grafite, dança de rua e Estética Afro);
Domingo (13) – 8h às 12h
– Início do Torneio às 8h;
– Feira de Esporte Urbana
(Exposição de produtos do artesanato local, Apresentação de Dj’s, Grafite, dança de rua e Estética Afro);
Sábado 14h às 18h
– Início do Torneio às 14h;
– Feira de Esporte Urbana
(Exposição de produtos do artesanato local, Apresentação de Dj’s, Grafite, dança de rua e Estética Afro);
Domingo (20) – 8 às 12h
– Início do Torneio às 8h;
– Feira de Esporte Urbana
(Exposição de produtos do artesanato local, Apresentação de Dj’s, Grafite, dança de rua e Estética Afro);
Encerramento 1ª Taça Ilha Favela (dia 26) – Sá Viana / Complexo Esportivo do Cardosão:
A partir das 14h
Final dos jogos
Premiação:
18h – Show de encerramento
MV Bill e Comunidade da Rima (CE)