Os livros “Reverberando Pedras: o poder simbólico das radiolas de reggae”, “Ajuntamento de Memórias”, “Provocações do Cotidiano”, “Quando a purpurina não reluz” e “Maria por Maria ou A Saga da Besta-Fera nos porões do cárcere e da ditadura”, do Professor Mestre em Comunicação e Doutoran do em Estudos Culturais, Euclides Moreira Neto, serão disponibilizado digitalmente na plataforma da editora EDUFMA na 10ª Feira do Livro de São Luís, integrando a programação oficial da comemoração do cinquentenário aniversário da Universidade Federal do Maranhão.
A UFMA terá espaço especial na referida feira de livros e preparou uma vasta programação de lançamentos de obras literárias. Dos cinco títulos de Moreira Neto três são inéditos: “Reverberando Pedras: o poder simbólico das radiolas de reggae”, “Ajuntamento de Memórias”, “Provocações do Cotidiano”, devendo os mesmos ser lançados no formato impresso e de e-book. Segundo o autor dos livros esses títulos inéditos, neste primeiro momento, terão uma edição reduzida de exemplares, mas os mesmos serão disponibilizados digitalmente para a comunidade acadêmica e interessados na plataforma da EDUFMA, que poderá ter acesso gratuitamente ao conteúdo dos mesmos.
Os outros dois livros: “Quando a purpurina não reluz” e “Maria por Maria ou A Saga da Besta-Fera nos porões do cárcere e da ditadura”, já foram lançados formalmente, respectivamente, mas agora o professor Euclides aproveitando a chancela da EDUFMA e a comemoração do cinquentenário da UFMA decidiu também disponibilizá-los aos público. Segundo o autor sua obra literária foi concebida para ser lida pelo maior número de pessoas, por isso não há porque restringir o seu acesso a professores, investigadores científicos, estudantes e demais pessoas interessadas.
“É um prazer dividir com o público minha obra, que foi feita com muita responsabilidade e dedicação, especialmente neste momento que parto para concluir meu doutoramento em Estudos Culturais, o qual curso na Universidade de Aveiro, Portugal”, ressaltou o Professor Euclides Moreira. Sua tese doutoral tem como objeto os Blocos Tradicionais do carnaval maranhense, que também deverá render-lhe mais um ou dois livros, a serem lançados após a defesa da sua tese, que ocorrerá no próximo ano.
OS LIVROS
O livro “Reverberando Pedras: o poder simbólico das radiolas de reggae”, como o próprio título sugere tem como objeto as radiola de reggae de São Luís. O livro é uma versão da dissertação “O poder simbólico das radiolas de reggae na cultura maranhense”, apresentada no Mestrado Interinstitucional (MINTER), por meio de convênio entre a UFF-UFMA-UNIVIMA em Ciências da Comunicação, na área de Comunicação e da Informação, em torno da linha Comunicação e Mediação, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação entre os anos 2008-2011.
Há aproximadamente quatro décadas o gênero reggae aportou em terras maranhenses, vindo da Jamaica e conquistando significativa parcela da população periférica de São Luís e dos principais centros urbanos da região norte maranhense. (…) Entre os pontos mais marcantes implantado no Estado do Maranhão com a cultura do reggae registram-se a configuração técnica das “radiolas de reggae” com seus paredões suntuosos que impressionam apreciadores, estudiosos e pessoas comuns que entram nesse universo do entretenimento em busca de lazer e/ou diversão.
Em “Ajuntamento de Memórias” exploram-se as lembranças e memórias ainda atuantes na mente da produtora cultural e ex-gestora de equipamentos administrativos públicos ligados à cultura maranhense, Zelinda de Castro Lima, por meio de uma entrevista semiestruturada. Aqui a entrevista apresenta conceituações sobre manifestações culturais e procedimentos vivenciados a partir da década de 1930 do século passado até à época atual (2016) quando revela fatos, procedimentos sociais, pormenores e curiosidades registradas no meio sóciocomunitário da capital maranhense, em especial ocorrências relacionadas ao movimento de cultura Popular local.
No livro “Provocações do Cotidiano” apresenta-se coletânea de Crônicas, Artigos e Relatos de Fatos elaborados jornalísticamente à partir das vivências culturais, testemunhadas pelo autor e por meio de investigações científicas desenvolvidas durante o seu desempenho no Programa Doutoral em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Todas as Crônicas foram publicadas em jornais e blogs informativos de redes digitais da capital maranhense. Seu conteúdo reúne visões críticas do autor enquanto investigador cultural, atuante no Maranhão e em Portugal.
Os outros dois livros terá lançamento na internet. “Quando a purpurina não reluz”, Moreira Neto faz um estudos sobre a não realização do carnaval em São Luís no ano de 2013 e suas consequências para os grupos, participantes e apreciadores do carnaval em nossa capital. O primeiro lançamento ocorreu apenas no suporte impresso por meio do Instituto Guarnicê e da Gráfica Minerva, no ano de 2013. Agora o público terá seu conteúdo por meio digital no site EDUFMA.
Em “Maria por Maria ou a Saga da Besta-Fera nos porões do cárcere e da ditadura” Euclides reúne o conteúdo de uma série de entrevista a ele concedida pela médica e militante política Maria José Aragão, no ano de 1988, cuja transcrição foi realizada logo após sua morte, ocorrida no mês de julho de 1991.
Conforme o autor naquele momento sua preocupação era preservar o conteúdo das entrevistas a ele concedidas, porém uma série de acontecimentos o impediram de fazer os devidos ajustes e correções, como sistematizar as perguntas e assuntos, uma vez que eles são repetidos de forma recorrente pela entrevistada, fatos que, segundo Euclides, “me levaram a deixar este texto em stand by por mais de 20 anos”. O livro “Maria por Maria” foi publicado no ano de 2015 e lançado no último mês de Janeiro pela Editora Engenho da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, mas agora seu conteúdo também poderá ser acessado pela plataforma EDUFMA.
SERVIÇO:
O quê: Lançamento dos livros “Reverberando Pedras: o poder simbólico das radiolas de reggae”, “Ajuntamento de Memórias”, “Provocações do Cotidiano”, “Quando a purpurina não reluz” e “Maria por Maria ou A Saga da Besta-Fera nos porões do cárcere e da ditadura”.
Quando: 10ª Feira do Livro de São Luís (FELIS) – dia 10 de novembro, às 16h.
Onde: Stand da UFMA