A primeira noite de apresentações do Palco 42 ocorre hoje, dia 20, às 19h, e tem entrada gratuita. Ao todo, 24 artistas foram selecionados para participar do projeto musical.
Dois artistas de gerações e sonoridades diferentes em uma noite de celebração da música feita no Maranhão. Na noite desta quinta-feira (20), os cantores Tiago Máci e Josias Sobrinho dão início ao projeto Palco 42, realizado pelo Laborarte para dar visibilidade aos cantores e compositores locais. Os shows do Palco 42 vão ocorrer a cada 15 dias, sempre às 19h das quintas-feiras, na sede do Laborarte, na rua Jansen Muller, nº 42, no Centro Histórico de São Luís. A entrada é gratuita.
A proposta é promover um encontro entre gerações do cenário da música local. As apresentações, em formato acústico, terão momentos em que os artistas poderão falar sobre o envolvimento com a música e as trajetórias individuais enquanto cantam as músicas do reportório. Os shows são divididos em duas categorias: sons da ilha, com nomes da atualidade, e laborartianos, com cantores que agitaram a cena cultural de São Luís. O projeto Palco 42 é realizado com o patrocínio do Ministério da Cultura (MinC) e da Funarte por meio do prêmio Funarte de Programação Continuada em Música Popular.
O cantor Tiago Máci desponta como um dos principais nomes do cenário musical atual por ser cantor e compositor versátil que transita entre sambas cadenciados, funks dançantes, blues, reggae e rock. Tiago Máci começou sua carreira musical aos 15 anos, influenciado pelo rock, pela MPB de Sérgio Sampaio e Zeca Baleiro e o samba de compositores Cartola, Noel Rosa, Cézar Teixeira e Antônio Vieira. No repertório, Tiago Máci explora. Recentemente, o cantor lançou o primeiro EP, intitulado “Mete o Amor Forte”, com seis faixas que versam sobre desejo, conflitos, abordando a descaracterização do amor romântico. “À Musa” e “Samba do Fuleiro” são duas das composições de Tiago Máci mais conhecidas pelo público.
Já o cantor Josias Sobrinho tem longa trajetória no cenário musical ludovicense. Josias iniciou a carreira em 1972, quando representou o Maranhão no Festival de Música Popular, em Belo Horizonte (MG). Conhecido por cantar as singularidades da cultura local, Josias também ficou conhecido por compor trilhas para teatro e cinema. Dentre as principais composições, “Engenho de Flores”, “Catirina” e “Dente de Ouro”, escritas em parceria com Papete e imortalizadas no cancioneiro popular maranhense. Leci Brandão, Rita Benneditto, Ceumar, Alcione e Flávia Bittencourt são alguns dos artistas que interpretaram canções de Josias Sobrinho.
Os 24 artistas que fazem parte da programação do Palco 42 foram selecionados por meio de convocatória para submissão de propostas. Banda Raja, Santa Cruz, Tassia Campos, Cris Campos, Mirla Santos e Totti Moreira estão entre os artistas que integram a programação do projeto. As programações futuras serão divulgadas semanalmente pelos organizadores do evento.