ATRAÇÕES

São Luís e Rosário recebem Samba e Choro na Praça

Projeto tem levado centenas de pessoas a espaços públicos de São Luís e municípios vizinhos para apreciar sambas e chorinhos

O grupo Os 5 Companheiros, Madrilenus e o artista Edilson Gusmão serão as atrações de mais uma edição do projeto Samba e Choro na Praça, produzido pela Máquina de Descascar’alho e patrocinado pela Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O local escolhido para iniciar este mês de outubro foi a Praça do Cohatrac, em frente à Igreja Nossa Senhora de Nazaré, na próxima quinta-feira, 6, a partir das 19h.
Unir os gêneros musicais choro e samba foi uma ideia que surgiu para levar o melhor do samba de raiz e da música instrumental para as mais importantes praças da capital maranhense e do interior do estado. É um trabalho que traz a produção do samba de raiz e da música instrumental de alta qualidade com rodas de samba e choro em locais públicos (praças), num arrojado trabalho de valorização das nossas produções oportunizando de forma gratuita a arte que reafirma a identidade brasileira e os valores da cultura maranhense.
“Nós estreamos no Espigão com o o grupo Regional Tira-Teima, o mais antigo do gênero em atividade e foi um sucesso. Depois nós levamos para as cidades de Morros, Axixá e São José de Ribamar e fomos agraciados com um grande público que pode perceber a produção maranhense e o quanto esses dois gêneros, que são os mais populares do Brasil, são ricos”, comenta Boscotô, presidente da Máquina do Samba.
Para esta edição na praça do Cohatrac, o grupo Os Cinco Companheiros formado por Osmar do Trombone, Osmarzinho (clarinete e saxofone), João Soeiro (violão), Rafael Guterres (cavaquinho) e Wanderson (percussão) fará um show tal qual as festas e saraus com uma pegada dançante. No repertório, sucessos do gênero.
O Grupo Madrilenus formado por Boscotô, Jorge Luís (banjo), Júlio Cunha (violão 7 cordas), Robertinho Chinês (Cavaco), Adão Camilo (voz), Maurício (Tantan), Júnior Mamão (pandeiro) e Renan (bateria), dentre vários músicos convidados, levará um repertório que inclui sucessos de compositores maranhenses e sambas nacionais que ficaram para a história.
O cantor, compositor e multi-instrumentista Edilson Gusmão, por sua vez, fará um passeio pelas canções que nortearam a sua carreira.
Mais samba e choro
A riqueza do ritmo, as melodias ricas e variadas e as inúmeras possibilidades de recursos sonoros de instrumentos como cavaquinho, bandolim, flauta, banjo, violão e baixo se misturam à sonoridade do samba.
No dia 8 (sábado), será a vez da Praça Gonçalves Dias, o Largo dos Amores, receber o projeto com os grupos Máquina do Samba, Trítono Trio e a participação de Philippe Sapuca.
Ainda em outubro, no dia 21, a cidade de Rosário recebe o Instrumental Pixinguinha, tendo a Máquina do Samba como anfitriã.
O projeto ainda acontece no mês de novembro e encerrará dia 2 de dezembro com um grande show em homenagem ao Dia Nacional do Samba.
Programação Mês de Outubro
06.10 – Praça da Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac)Lançamento
08.10 – Praça Gonçalves Dias
21.10 – Cidade de Rosário
Serviço
O quê? Samba e Choro na Praça
Quando? 6, 8 e 21 de outubro, às 19h
Onde? Praça do Cohatrac, Praça Gonçalves Dias e Rosário
Quanto? Aberto ao Público
Produção: Máquina de Descascar’Alho
Patrocínio: Cemar
Apoio: Lei Estadual de Incentivo à Cultura
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias