A Rede Mandioca surgiu como um projeto da Cáritas Brasil – Regional Maranhão para evitar o aliciamento do trabalho escravo no Maranhão. Em 2004, após outros projetos bem-sucedidos voltados para a economia popular solidária, o projeto, em parceria com outras organizações, começou a ganhar forma.
Como referência na comercialização dos produtos da agricultura familiar, a Quitanda Rede Mandioca foi pensada para orientar os produtores cadastrados a seguir os princípios agroecológicos e diretrizes da economia popular solidária. A casa nasceu como o Centro de Referência em Comercialização dos Produtos da Rede Mandioca e Agricultura Familiar do Maranhão. Instalada na sede da Cáritas, na Rua do Alecrim, Centro, de São Luís, o local atua com um braço do projeto, buscando ser a ponte entre a produção realizada pelas famílias, cooperativas e associações vinculadas ao projeto, e as pessoas que desejam conhecer e provar todo o sabor que os produtos derivados do estado. “É a vitrine para todo o trabalho que o projeto se propõe, além de trazer de volta à população o gosto de consumir produtos da nossa própria terra”, acrescenta a coordenadora da Rede Mandioca, Lucineth Machado.
Entre os produtos disponíveis para a venda estão derivados de mandioca, como farinhas, mesocarpo e tapioca, produtos do agroextrativismo que são o azeite e mel, além de itens oriundos da criação de pequenos animais e da produção artesanal. A responsável por todas as delícias que podem ser encontradas na Quitanda Rede Mandioca é a dona Antônia Damia de Souza, 58, uma jovem senhora, alegre e sorridente, que atende os clientes com a hospitalidade típica do maranhense. Ela, que trabalhou a vida toda cozinhando, conta que já passou por vários restaurantes ao longo de 20 anos. Ela lembra também que em 2008 foi para longe do Maranhão para aperfeiçoar receitas que usaria aqui. Em Manaus, aprendeu mais de 80 receitas à base da mandioca e trouxe para cá, onde a matéria-prima é abundante e apreciada.
A principal singularidade nas receitas que a Quitanda Rede Mandioca oferece é, além da base em produtos regionais como a mandioca, azeite de coco babaçu entre outros, o preparo que não excede quantidade de sal e gorduras e as frituras feitas em óleo babaçu ou ao forno, preservando assim o sabor indiscutível das receitas, sem prejudicar a saúde.
Dentre tantas delícias, é difícil escolher o que mais agrada ao paladar. Porém, Antônia destaca a sua famosa coxinha com massa de mandioca como uma das mais queridas, além do seu famoso bolo de goma, que, diferentemente dos demais, é levado ao forno, para preservar todo o sabor e ser saudável ao mesmo tempo. “A coxinha é uma das mais famosas, todo mundo acha diferente por ser de massa de macaxeira, e quando prova fica apaixonado pelo sabor, porque é bem sequinha e recheada, parece que derrete na boca. Já o meu bolo é diferente por ser assado no forno. A maioria desse bolos é frito no óleo mesmo, e a pessoa pode até tentar fazer assim se quiser, mas indico no forno, por não precisar de óleo e ainda ser muito saboroso e saudável”, conta.
Ficou com água na boca? Então, é sua vez de tentar
Coxinha de massa de macaxeira
Ingredientes
½ Kg de macaxeira
Óleo de babaçu
Sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a macaxeira em água fervente adicionando sal a gosto. Depois de cozida ela deve ser ralada e amassada de modo que forme uma pasta. Adicione o recheio no centro e com as mãos modele a massa até formar a coxinha, estando o recheio totalmente revestido pela massa. Em uma frigideira, com o óleo de babaçu quente adicione a coxinha, virando sempre para fritar igualmente nos lados até ficar dourados.
O recheio pode ser carne, ou frango desfiado– quantidade a gosto.
Bolo de goma ao forno
Ingredientes
3 ovos
½ Kg de goma da mandioca
Azeite de babaçu
1 colher de chá de erva doce
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, ponha um litro de água para ferver com erva doce e um fio de azeite. Bata os três ovos e misture à massa amassando até formar uma massa uniforme. Deixe descansar e em seguida ponha em uma forma e leve ao forno, ou faça pequenas bolinhos com a mão e frite em óleo. Pode ser feito das duas formas, mas lembrando de que ao forno o bolo fica mais sequinho e saudável.
Ficha técnica
Endereço: Rua do Alecrim, 343 Centro
Reservas: Não é necessário
Especialidade: Bolos, Salgados e receitas regionais.
Valores: R$ 3,00 a 8,00 entre beijus, coxinhas, bolos e salgados.
Capacidade: 20 pessoas.
Proprietário: Subsidiada pela Cáritas Brasil – regional MA
Atendimento: Segunda a sexta em horário comercial, café da manhã e lanches.
Principais pratos: Coxinha de massa de macaxeira; Bolo de goma assado ao forno; Croquetes, Panquecas e Beijus vários recheios.
Forma de pagamento: Dinheiro
Não possui estacionamento privativo