ESTILO MARANHENSE

O Maranhão no mundo da moda francesa

Estilista leva a riqueza cultural do Maranhão estampada em uma coleção de roupas que foi destaque na França e feiras de moda pelo Brasil.

Nos dias de hoje estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizado, então é normal que os estilistas busquem inspiração em tendências estrangeiras. É no Brasil onde temos elementos culturais ricos e maravilhosos, sendo importante focar esses pontos. A regionalização é uma busca por um DNA próprio, que os estilistas estão buscando para se consolidar no mercado atual. Foi pensando nisso que a ousada, criativa e sofisticada Lizyane Arize se inspirou para criar sua coleção.
Nascida no interior da Bahia, desde a sua infância, inclinava-se para moda. Aos 13 anos de idade, começou a trabalhar em uma cooperativa, criando fantasias durante as festas tradicionais da região. Após o término dos seus estudos, decidiu conhecer as regiões Norte e Amazônica do país, instalando-se em São Luís, onde integrou por dois anos a equipe do vestuário do Senai, assumindo o núcleo de design da instituição. A estilista por dois anos consecutivos ganhou o prêmio de moda SLZ Fashion. Como novo talento, a estilista lançou a sua marca Lizzy na primeira edição do Palais de LaBourse de Bordeaux 2014, na França. Com a mesma, participou das últimas edições do Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza (2014 e 2015). “Amor, esse é o sentimento que eu levo nas minhas criações. Para mim, não basta só criar, tem que ter uma entrega, uma paixão por tudo aquilo que está sendo criado e se envolver com cada peça. A cada desfile é uma experiência linda que eu tenho”, revelou Lizyane Arize.
A estilista ficou encantada com o exuberância e o brilho das indumentárias do bumba meu boi. Para Lizyane Arize, o São João é uma festa única, linda e maravilhosa e que não deixa de prestigiar. “O meu primeiro São Joao no Maranhão encheu meu coração de luz, ideias e esperança. Ver a diversificação do trabalho manual do bumba meu boi foi como uma criança quando entra num parque de diversão. Para a moda tudo aquilo era inspiração, era transformação e, acima de tudo, era sustentável, bonito para as pessoas que executavam também’’, disse a estilista.
Para Lizyane Arize, a moda é a comunicação visual do corpo. A arte é feita para ser mostrada e usada. Segundo a estilista, a Lizzy consegue trabalhar muito com esses elementos, buscando em cada coleção uma inspiração diferente. “A marca foi fundada na França e atua no mercado Francês. O lado intelectualizado da moda é essencial para ultrapassar as fronteiras da moda, fazendo a mulher ser bonita”, ressaltou Lizyane Arize.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias