MÚSICA

BR135 aquece os motores com show nesta sexta

A festa começa às 18h, no Bangalô Gastrolouco, na Avenida Litorânea

Terça-feira, 11, é véspera de feriado e dia de som na estrada com o show Aquecendo os Motores para o Festival BR135, que apresenta a banda paraense The Baudelaires, a única de power pop do norte do país, e a maranhense Núbia, que transita no universo da música jamaicana, do jazz, blues e rap nacional. A festa começa às 18h, no Bangalô Gastrolouco, na Avenida Litorânea.
O Festival BR135/Conecta Música, uma realização de Luciana Simões e Alê Muniz, que formam a dupla Criolina, vai ocupar o centro histórico de São Luís nos dias 24 a 26 de novembro com shows e intercâmbio de ideias sobre o mercado da música. A banda Nação Zumbi é a atração de abertura com um show histórico, que celebra os 20 anos do álbum Afrociberdelia e os 50 anos de Chico Science, o pai do manguebeat, morto aos 33.
 
Militância musical
A atração maranhense da noite é a revelação dos palcos de São Luís, Núbia, que apresenta um repertório autoral, com características de militância feminina e negra. Ela e banda levam ao palco suas músicas de protesto e empoderamento influenciadas pela música jamaicana e urbana, pelo rap nacional e inspiradas nas vozes femininas representativas do jazz e do blues.
Inspirada por grandes nomes, iniciou na música durante a adolescência apresentando covers entre amigos e família. Enriqueceu seu repertório com vozes femininas representativas no jazz e blues; além de agregar influências do rap nacional. Posteriormente, identificou a sua voz como afirmação de uma identidade que fez parte de sua trajetória, iniciando a composição de músicas autorais, com características de militância feminina e negra.
“Nesse show vou fazer uma alusão a esse nome Núbia, que é uma das mais antigas civilizações africanas, e também uma referência ao empoderamento negro da mulher, bem como a valorização da cultura negra”, conta a cantora.
A Banda Núbia, como se apresentam, vão revelar um trabalho autoral com algumas versões atreladas a essa questão levando muita influência da música africana, misturando com elementos do reggae fazendo o que ela destacou como música afro-jamaicana. “Obscuras as retinas e A Casa Sertaneja são algumas das minhas músicas que iremos fazer lá”, adianta Núbia. Com um ano na cena musical Núbia trabalha na gravação do primeiro EP que deverá ser finalizado até o final do ano.
Powerpop do Norte
A banda The Baudelaires foi criada em 2009 por Andro Baudelaire e Marcelo Kahwage (guitarra e voz), ambos saídos de bandas conhecidas no circuito rock de Belém, respectivamente Vinyl Laranja e Dharma Burns/La Orchestra Invisível, e conta ainda com Marcelo Damaso (baixo) e Bruno Oliveira (bateria). O primeiro álbum, School Days, saiu em 2010 pela Ná Music. Depois veio Charlie, parceria entre midsummer madness e Ná Music. Considerada a única banda de powerpop do norte, os Baudelaires dividiram palco com Nada Surf e tocaram com o ex guitarrista do Guided By Voices.
Com músicas novas sendo ensaiadas, a banda tem como objetivo gravar o 3º álbum ainda este ano. Congratulations on Your Decision to Become a Pilot é uma dessas. Composta por Andro ela fortalece o conceito de powerpop love songs que norteia os temas da banda: “É mais uma canção de amor escrita em 5 minutos, com letra que se repete constantemente. Acho que é um parabéns para as garotas que, antes de encarnarem, optaram por ser mulheres em vez de homens quando lhes foi dada a opção.”
Junto com “Congratulations…”, o Baudelaires soltou também uma versão para “Thirteen” do Big Star. “É uma música que já tocávamos em shows“, explica Damaso, baixista da banda e produtor do festival Se Rasgum. Andro resolveu gravá-la: “É uma das músicas mais fodas existentes nessa vida. Todo mundo que a gente curte já fez versão dela. Mas não tinha nenhuma versão plugada. Tava na hora de darmos esse presente pra gente.”
Recentemente a banda lançou single novo About the sky, sobre canções de ninar, céu azulado, amizade e amor. A composição é de Andro e é mais uma faixa que integrará o próximo disco dos Baudelaires.
 
Serviço
O quê? Aquecendo os Motores para o Festival BR135
Quando? Terça, 11, às 18h
Onde? Bangalô Gastrolouco (Av. Litorânea, 64)
Quanto? R$ 10,00 (couvert artístico)
Informações: (98) 98837-4169
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias