Chega ao fim neste domingo a programação da décima edição da Semana Maranhense de Dança promovida pelo Governo do Estado e Cemar, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e do Teatro Arthur Azevedo (TAA). A X Semana Maranhense de Dança contou com apresentação de espetáculos, performances, intervenções, oficinas, palestras, lançamento de livro, exposição, apresentação de grupos de choro e cortejo de artistas pelas ruas do da cidade. A Semana foi realizada nos teatros Arthur Azevedo, João do Vale, São Luís e no Espaço Guest House, no Centro Histórico.
A programação contou com 250 coreografias, sete espetáculos e performances, envolvendo 1.500 bailarinos e 1.200 participantes nas 15 oficinas oferecidas no evento, ministradas por professores maranhenses e convidados de outros estados, que aconteceram nos sete dias pela manhã, tarde e noite na Sala de Dança Arthur Azevedo, na Sala Ballet Olinda Saul e na Casa do Maranhão..
Durante os sete dias, as apresentações aconteceram às tardes e noites, nos teatros João do Vale, São Luís e Arthur Azevedo, na Praça Nauro Machado e no espaço Guest House (Centro Histórico), com ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível, que, após arrecadação, serão doados pelo TAA a entidades filantrópicas de São Luís, com espetáculos, coreografias e performances nos estilos que foram do Ballet Clássico ao Balé Aéreo, passando pelo Neoclássico, Moderno, Contemporâneo, Jazz, Dança do Ventre, Sapateado, Street Dance, Afro, Dança de Salão e Dança Popular, com bailarinos, bailarinas e dançarinos de grupos, escolas e companhias maranhenses de São Luís e com bailarinos que moram e trabalham com dança, fora do estado, convidados.
As companhias locais participaram de mostras competitivas de solos e duos, mostra da melhor idade, tarde e noite de gala com participação de bailarinos de escolas e companhias de São Luís e de bailarinos maranhenses que estão fora do estado e até no exterior, convidados.
Ainda da programação de comemoração dos dez anos da Semana Maranhense de Dança, uma parceria foi fechada entre a direção do Teatro Arthur Azevedo e o Clube do Choro do Maranhão, onde quatro grupos instrumentais do mais genuíno gênero musical brasileiro, o “Chorinho”, de São Luís, se apresentaram por quatro dias no Espaço do Choro, criado na lateral do TAA, junto à bilheteria, sempre nos fins de tarde, com entrada franca ao público. Da programação participaram os grupos Regional Tira-Teima, Instrumental Pixinguinha, Quinteto Samba Choro e Núcleo de Choro da Escola de Música do Maranhão. A proposta da programação do Choro na Semana da Dança foi de difundir o gênero musical brasileiro além de divulgar o Clube do Choro do Maranhão, com as ações de difusão cultural na realização de saraus musicais em espaços públicos da cidade.