Churros e suas variações deliciosas
Além de lembrar a infância, o doce ganhou variações e tem estado no topo da lista de encomendas, principalmente para festas
O doce tem saído do tradicional e nos últimos tempos ganhado versões mais elaboradas, como os feitos pelo Tuk Churros – Churros Gourmet, que mantêm o formato e a crocância da massa tradicional com o recheio clássico do doce de leite, além do chocolate, chocolate branco e nutela e para dar mais sabor a cobertura fica a critério do cliente variar entre, castanhas, coco ralado, leite em pó entre outras opções que deixam o pedido ainda mais gostoso. Tudo isso pode ser encontrado em um carrinho charmoso itinerante, que surgiu de uma ideia em comum de três sócios e que tem dado certo.
Uma unidade custa R$ 5, com recheio de nutela é vendido por R$ 7. O Tuk Churros tem três carrinhos que ficam em pontos estratégicos de venda, para atrair quem gosta do doce com toque diferenciado.
A presença em eventos e festas tem sido constante, e foi a partir daí que os churros foram diminuindo de tamanho e se multiplicando nas encomendas. Maria Penalber montou a Mini Churros, porque estava desempregada e viu no doce uma forma de obter lucros. O foco da marca é atender aos pedidos de pequenas porções para consumo individual, em reuniões de amigos, confraternização e grandes para festas de aniversário. As redes sociais, além de divulgar os produtos, são hoje canais importantes para as vendas. “O tamanho menor e as pequenas porções foram formas de levar os churros para dentro da casa das pessoas para dividir com a família e amigos em momentos íntimos do dia a dia. Todas as vendas são feitas por WhatsApp ou através do direct do Instagram, a pessoa me diz a porção que quer e horário da entrega, tem a opção de ir buscar ou delivery”, acrescenta.
Ela também disponibiliza as variações do doce, na bandeja e em copinhos, que são atualmente os mais solicitados. “Os pedidos de copinhos e bandejas, normalmente, são servidos em eventos e festas infantis”, completa Penalber. Na Castenea, negócio da empresária Marcela Oliveira, que há oito anos trabalha com encomendas de produtos doces e salgados, há um ano e meio incluiu na produção os docinhos de churros, minichurros e, deixando o formato tradicional de lado, ela transformou o doce em uma torta de churros. A massa é diferente, uma variação que tem o sabor do churro e leva na cobertura doce de leite e docinhos. Um quilo da torta sai por R$ 70.
“A gastronomia tem tendência em praticamente todos os segmentos. Hoje em dia é necessário se reinventar e mostrar sempre um trabalho novo para despertar a curiosidade do consumidor. Os doces são abarcados principalmente pelo ramo das festas e neste a necessidade de apresentar novidades e novas tendências é latente. Atualmente, alguns produtos são repaginados e batizados de “vintage” para poderem adentrar o mercado com uma nova roupagem, ou seja, como um produto novo. Os churros são um excelente exemplo disso! Mas, além dele, temos inúmeros outros produtos “das antigas” que estão fazendo sucesso. Como exemplo, podemos citar a pipoca gourmet, o bolo de rolo, os geladinhos, dindim, etc”, conclui Adelaide.