A partir do dia 03 de outubro, a Galeria Valdelino Cesio, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico, recebe a exposição fotográfica ‘Olhares’.
A exposição é uma obra coletiva que surgiu de duas pesquisas científicas realizadas pelo Laboratório de Fotografia do curso de Comunicação Social, em conjunto com o curso de Letras, ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A fotógrafa Letícia Mourão, idealizadora do projeto, contou um pouco sobre a exposição.
De onde veio à ideia de fazer o ensaio?
O Phoetry surgiu de uma conversa entre amigas, bem de bobeira falando de poesia de Cecília Meireles. Thaisa, aluna de Letras, participava de um grupo de pesquisa e me contou que queria aliar a fotografia, mas não sabia como. Em meio a nossas conversas, a gente, por gostar de fotografia, nós pensamos em fazer algo que ligasse ambas, tipo um projeto científico. Nós queríamos participar de um concurso de fotografia e publicar um ensaio sobre o material realizado.
Qual o principal objetivo?
O objetivo é personificar a poesia de Cecilia Meireles, chamada Canção da Menina Antiga. Uma ligação da arte poética com a fotografia. Você não imagina apenas a poesia, pode-se, a partir das fotografias simbolistas, ter uma interpretação, de muitas que as pessoas tem após uma leitura.
Como foi o processo de produção do trabalho?
Tivemos diversas reuniões para interpretar de forma coletiva o que Cecilia Meireles, possivelmente, quis dizer nas cinco estrofes analisadas. Foi um trabalho demorado, até que as nossas opiniões se encaixassem. Depois das ideias formadas, passamos pelo processo de escolha do figurino, locação, entre outros.
Qual o sentimento em olhá-lo pronto?
Nossa! Quando vimos as fotos impressas, foi como se estivéssemos vendo um filhinho nascer. Algo que a gente construiu junto a partir de muito esforço e trabalho em grupo. Foi maravilhoso.
Expectativas?
Esperamos que as pessoas que olharem o nosso trabalho se sintam sensibilizados e percebam que a poesia e a fotografia podem ser vistas juntas.