Vendas Diretas

Mulheres conquistam sucesso com produtos de beleza

Em busca de novos caminhos no mercado, mulheres apostam nos catálogos de venda direta e conseguem estabilização financeira

Trabalhar por conta própria, criar o próprio horário de trabalho e ficar com mais tempo com a família é o desejo de muitos profissionais. Essa flexibilidade pode ser difícil, mas não é impossível, é só ficar atendo as oportunidades que podem aparecer de várias formas, inclusive no formato de um catálogo de produtos de beleza, por exemplo. 
Venda direta
A saída encontrada por Kalorranys Mendes, 43, foram os catálogos. Ela estava passando por problemas financeiros e dificuldades para encontrar uma vaga de trabalho devido a concorrência e o pouco nível estudo, que foi até a quinta série. No início, as vendas eram feitas de porta em porta, nas feiras do bairro onde mora, até que ela pudesse ter uma boa clientela.
“Em 1994, eu estava com a minha situação financeira bem difícil. Criava minhas irmãs mais novas, morava de favor e estava praticamente passando fome. Eu precisava de uma renda a mais, então uma amiga me apresentou a empresa Natura. Logo. me encantei pelos produtos e pela empresa”, explica Kalorranys. Os ganhos fixos chegam atualmente a R$ 1.800, mas em datas comemorativas, o valor sobe para até R$ 3 mil.
Uma chance
Benilce Diniz

Após ficar desempregada Venilce Diniz, 46, viu nas pequenas revistas de catálogos que a irmã já vendia a chance de também garantir renda. As vendas de multimarcas eram feitas para pessoas que ela já conhecia em lojas e para cuidadores de carro no centro de São Luís. Anos depois, ela conseguiu se tornar executiva de vendas, mas também devido a baixa escolaridade ficou com medo do novo desafio, logo o receio se transformou em bons resultados e ela conseguiu comprar a casa, um carro e ajudar a família. “Eu ajudava a minha irmã a vender e quando fiquei sem emprego resolvi fazer isso também. No centro quase todos me conhecem como a ‘mulher da Avon’”, acrescenta Venilce.

O convite para conhecer os produtos de uma marca de cosméticos, foi o ponta pé inicial para que Luizlaid Barbosa se apaixonasse pela marca e iniciasse em um novo nicho de mercado. “Em 2009, fui abordada por uma consultora de beleza e ela me ofereceu uma sessão de cuidados com a pele para conhecer os produtos da Mary Kay e eu fiquei bem interessada por causa da qualidade e a excelência, mas de primeira nunca passou pela minha cabeça que eu estaria aqui hoje”, afirma Luizlaid.
Depois da experiência, em 2014, ela abriu mão do trabalho de coordenadora escolar, e se dedicou a venda direta. O crescimento dentro da empresa foi gradativo e cheio de recompensas, como um cruzeiro pelo mediterrâneo, um carro que é registrado pela marca e a promoção a diretora nacional independente da marca no Brasil. “A empresa me proporcionou essa vida tranquila que tenho hoje, posso estar mais tempo com meu filho e minha família, fazer o meu horário e ainda ser reconhecida por isso. Eu não saí do meu trabalho porque não conseguia fazer os dois, mas porque só a Mary Kay era o suficiente”, finaliza.
Incentivando mulheres
Kalorranys Mendes
O destaque nas vendas feitas por Kalorranys rendeu a ela viagens e em 2008 uma indicação para ser consultora orientadora da marca, cargo que ocupa há mais de oito anos, orientando consultoras. “Hoje auxilio uma média 287 mulheres, onde meu objetivo é motivá-las todo dia para que tenham uma venda melhor e assim consigam realizar alguns sonhos, como eu. Hoje eu ajudo as pessoas colocarem comida na mesa todos os dias e isso não tem preço,” completa.
Belnilce Diniz além de todas as conquistas dentro da profissão que aos poucos foi ajudando ela a melhorar de vida, atualmente é a responsável por orientar cerca de 200 consultoras em São Luís.
Luizlaid Barbosa

“Todos os dias eu incentivo outras mulheres a mudar a história delas. Hoje eu me sinto uma pessoa importante. A pessoa mais importante do meu bairro”, pontua a executiva de vendas.

A diretora nacional Luizlaid Barbosa, também tem a importante função de auxiliar diversas mulheres a ter sucesso nas vendas e a não abrir mão dessa nova função no mercado de trabalho que pode ajudar abrir portas dentro da empresa em que representam. “Como diretora nacional, nós reforçamos o que a empresa já faz e ajudamos outras mulheres a realizar sonhos e serem independentes”, enfatiza.
Vendas diretas no Brasil
No Brasil, esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gerando cerca de oito mil empregos diretos. Em 2013, esse ramo e atingiu US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização não-governamental internacional que representa a indústria de venda direta em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.
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