A mostra ficará em cartaz até dia 31 de agosto no Cine Praia Grande no Centro Histórico da capital
Por: O Imparcial
O Cine Praia Grande – Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande – prorrogou a programação da Mostra de Cinema Francês por mais uma semana, com novos filmes. A mostra ficará em cartaz até dia 31 de agosto.
Confira a programação:
8 MULHERES, França, 100 min, 12 anos. Drama/Musical/Comédia. De François Ozon. Elenco: Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Fanny Ardant, Emmanuelle Beart. Uma socialite, Gaby (Catherine Deneuve), foi para sua casa de campo para aparentemente passar o Natal com seu marido Marcel (Dominique Lamure), sua mãe (Danielle Darrieux), sua irmã Augustine (Isabelle Huppert) e suas filhas, Suzon (Virginie Ledoyen) e Catherine (Ludivine Sagnier). Logo após sua chegada Louise (Emmanuelle Béart), a nova camareira, acha Marcel com uma faca cravada nas costas. Todas têm motivos para querer sua morte, inclusive Chanel (Firmine Richard), uma cozinheira que está na casa há bastante tempo e a novata Louise. Elas não podem chamar a polícia, pois os fios do telefone foram cortados, e algo fez o mesmo com os fios do carro, para impedir que partissem. Misteriosamente, vindo de carona, chega Pierrette (Fanny Ardant), a cunhada de Gaby, que também tinha seus motivos para matar o irmão. Elas se vêem forçadas a se confrontar, com muitos ressentimentos e verdades vindo à tona enquanto tentam elucidar o que está acontecendo.
Sessões:
Quarta, 24.08: 18h00
Quinta, 25.08: 16h40
O ÓDIO, França, 94 min, 18 anos. Drama. De Mathieu Kassovitz. Elenco: Vincent Cassel, Hubert Koundé, Saïd Taghmaoui. O judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé) vivem no subúrbio de Paris e encaram diariamente a discriminação e os abusos da polícia. Durante mais um dos corriqueiros confrontos com as forças da lei, Vinz encontra uma arma e jura assassinar um policial caso seu amigo Abdel (Abdel Ahmed Ghili), espancado em interrogatório, morra em decorrência dos ferimentos.
Sessões:
Quinta, 25.08: 18h00
Quarta, 31.08: 16h40
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN, França, 121 min, 12 anos. Comédia Sentimental. De Jean-Pierre Jeunet. Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Clotilde Mollet. Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Sessões:
Quinta, 25.08: 20h10
Domingo, 28.08: 17h00
BAISE-MOI, França, 70 min, 18 anos. Drama/Ação/Erótico. De Virginie Despentes e Coralie Trinh Thi. Elenco: Raffaëla Anderson, Karen Bach, Patrick Eudeline. Manu e Nadine são duas jovens mulheres, que após passarem por situações traumáticas, são marginalizadas pela sociedade ao embarcarem em uma jornada destrutiva de sexo e violência. Quebrando normas e matando homens, elas provocam controversas cenas pela estrada da França. DEVIDO ÀS CENAS DE SEXO EXPLÍCITO NÃO SERÁ PERMITIDO O ACESSO A MENORES DE 18 ANOS.
Sessões:
Sexta, 26.08: 16h40
Sábado, 27.08: 19h00
PIAF: UM HINO AO AMOR, França, 140 min, 14 anos. Drama Biográfico. De Olivier Dahan. Elenco: Marion Cotillard, Jean-Pierre Martins, Gérard Depardieu. A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.
Sessões
Sexta, 26.08: 18h00
COCO ANTES DE CHANEL, França, 100 min, 14 anos. Drama Biográfico. De Anne Fontaine. Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola. Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.
Sessões
Sexta, 26.08: 20h20
Terça, 30.08: 18h20
AZUL É A COR MAIS QUENTE, França, 180 min, 18 anos. Drama. De Adbellatif Kechiche. Elenco: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche. Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.
Sessões
Sábado, 27.08: 16h00
Domingo, 28.08: 19h00
IRREVERSÍVEL, França, 90 min, 18 anos. Drama. De Gaspar Noe. Elenco: Monica Bellucci, Vincent Cassel, Albert Dupontel. O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira sequência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.
Sessões
Sábado, 27.08: 20h10
Terça, 30.08: 16h40
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA, França, 110 min, 10 anos. Drama. De Julian Schnabel. Elenco: Mathieu Almaric, Emmanuelle Seigner. Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
Sessões
Segunda, 29.08: 16h40
Quarta, 31.08: 18h15
A FRATERNIDADE É VERMELHA, França, 90 min, 12 anos. Drama. De Krisztof Kieslowski. Elenco: Irene Jacob, Jean-Louis Tirtignant. Uma modelo (Irène Jacob) atropela o cão de um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant), que tem o estranho hábito de ouvir as conversas telefônicas de outras pessoas. Este fato será o ponto de partida para uma singular amizade.
Sessões
Segunda, 29.08: 18h30
AMOR, França, 120 min, 12 anos. Drama. De Michael Haneke. Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Louis Tirtignant, Emmanuelle Riva. Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.
Sessões
Segunda, 29.08: 20h00
O ARTISTA, França, 110 min, Livre. Drama. De Michael Hazanavicious. Elenco: Jean Dujardin, Berenice Bejo. Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?
Sessões
Terça, 30.08: 20h10
L APOLLONIDE – OS AMORES DA CASA DE TOLERÂNCIA, França, 120 min, 18 anos. Drama. De Bertrand Bonello. Elenco: Jasmine Trinca, Adele Haenel. O bordel L’Apollonide está vivendo seus últimos dias de funcionamento no início do século 20. Mas é neste mundo reservado que muitos homens se apaixonam e se entregam, tornando-se muitas vezes dependentes das “companheiras”, com quem dividem seus segredos, medos, dores e, claro, o prazer.