EM SÃO LUÍS

Sabor da comida Espanhola é oferecido em Restaurante

Com novo endereço e decoração restaurante reinaugura e mantém a tradição entre clientes com a culinária espanhola

Em um novo espaço, mais amplo, a Confraria do Espanhol em São Luís trouxe de volta a seus clientes os sabores da cozinha espanhola. O restaurante foi aberto na cidade em 2009, mas fechou às portas em setembro de 2015 para mudar de endereço, de visual e aperfeiçoar a qualidade já conhecida pelo boca a boca dos clientes da casa. A data de reinauguração foi em foi nove de junho, a mesma data de inauguração há sete anos.
No novo endereço localizado no bairro Calhau, é possível já do lado de fora ver como a cantina mudou a linha de atendimento. No salão principal a decoração rústica, sofisticada e cheia de detalhes da um clima requintando ao local. Cores amadeiradas e detalhes em vermelho, leques espanhóis fixados na parede, arandelas e quadros de toureiro ajudam a compor a decoração que faz o espaço lembrar uma típica cantina espanhola. No fundo do restaurante a adega abastece a casa com uma cartela variadas de vinhos e ajuda a dar um clima intimista a casa, e recebe até cinco casais desde que façam reserva antecipadamente.
No cardápio destaque para as paellas, um prato famoso que é tradição na Espanha e atrai apreciadores pelo sabor e o colorido da receita que mistura vários ingredientes. Na casa é possível degustar entre os pratos principais a Paella Marinera feita com frutos do mar, a Paella Valenciana que traz uma mistura lombo suíno, frango, paio, embutidos e camarões, para quem não aprecia carnes a opção de Paella Vegetariana que traz na abobrinha, ervilhas frescas, pimentões, brócolis entre outros legumes e vegetais.
Lígia Rodrigues

A chef Ligia Rodrigues é formada em administração e gastronomia e afirma que teve que adequar o menu para atender exigências de clientes e além do carro-chefe da casa já citado, ela também oferece um mix de carnes vermelhas, peixes e massas. “A gente teve que fazer um mix, porque a cultura é muito diferente e as pessoas tem uma certa resistência, assim como tem aquelas que gostam. Então eu tive que adequar e temos as comidas espanholas e temos o mix de carnes, frangos e massas e o carro-chefe que é a paella”, acrescenta a chef.

O gosto pela culinária surgiu por influência do marido, que era descendente de espanhóis e adorava cozinhar e desde que abriu o negócio os dois cuidavam do restaurante. Após a perda do marido a casa está sob o comando da chef maranhense que adora agradar e satisfazer os clientes sempre que possível. Detalhista, Ligia adora inovar os pratos e capricha na apresentação para que as pessoas possam aprecia-los primeiro com os olhos. “Eu sempre procuro inovar e criar. O prato a gente primeiro come com os olhos e se a pessoa vê um prato bem apresentável, ela já tem a vontade de comer, degustar, para saber se o sabor está compatível com a decoração’, pontua Lígia.
A sugestão da chefe para quem teve vontade de fazer em casa, uma paella cheia de sabor a sugestão da chef Ligia Rodrigues é a Paella Valenciana que ela refoga em um caldo especial segredo da casa, mas que pode ser substituído. Então que tal tentar fazer em casa? Arrisque-se!
Sobre a Paella
O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira, de ferro ou aço. A paella ou paellera é uma frigideira rasa e grande com duas alças. O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual.
Originaria de Valencia, região costeira da Espanha, o prato trata-se de um arroz composto de vários ingredientes e especiarias, entre elas o açafrão. Originalmente era feita por trabalhadores do campo, que misturavam vários ingredientes ao arroz, comendo ao final diretamente da panela. Com o passar do tempo, a receita da Paella evoluiu e sofreu modificações, sendo acrescentado frango, pato, coalho, chouriço, feijão verde, azeitonas e diversos condimentos que fazem ela tenha um sabor marcante e único. Dependendo do lugar a paella pode ganhar adaptações.
Paella Valenciana
Ingredientes:
100 g de frango cortado em cubos.
100 g de lombo de porco cortado em cubos.
100 g de linguiça calabresa cortada em rodelas.
100 g de paio cortado em pedaços.
100 g de camarões descascados.
100 g de pimentões coloridos (vermelho, amarelo e verde) cortados em cubos.
300 g de arroz
1 colher de sopa de alho triturado.
Ervilhas frescas
Azeite
Caldo de legumes
Açafrão
Modo de preparo:
Tempero o frango, o porco e os camarões e reserve. Em uma panela própria (paelleira) aqueça o azeite e coloque os pimentões e o alho.
Adicione o frango, o porco e deixe fritar. Adicione a linguiça e o paio e continue a fritar, por ultimo coloque os camarões.
Coloque um caldo, junto com o açafrão para cozer os ingredientes. (esse é especial, segredo da casa).
Acrescente o arroz e mexa para adquirir o tempero. Deixe no fogo até o arroz esta cozido.
Decore com camarões selecionados e fritos, tiras de pimentões coloridos e ervilhas frescas.
A quantidade serve duas pessoas
Ficha técnica
Nome: Confraria do Espanhol
Proprietária e chef: Lígia Rodrigues
Endereço: Avenida Avicenia, n° 14, bairro Calhau.
Telefone para reservas: (98)981815034/32279195.
Especialidades: Comida espanhola e contemporânea
Destaque da casa: Paella Marinera
Tickete médio: R$ 40 a R$ 60
Capacidade: 70 lugares
Horário de funcionamento: Aberto para jantar de terça a sábado das 19h às 23h. No domingo serve almoço das 12h às 16h.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias