MÚSICA

Projeto leva samba aos bairros de São Luís

O projeto vai resgatar o verdadeiro samba calangueado e promover a cultura típica brasileira nas comunidades

Não deixa o samba morrer! Esse é o objetivo do projeto “Samba nos bairros”, idealizado pela dupla Negro Jorge e Paulo Black, formada há pouco menos de um ano, e que vem fazendo seu nome no meio artístico, sempre procurando inovar o samba na cidade seus com projetos.
O Samba nos, apresentará o estilo musical em diferentes locais da cidade de São Luís gratuitamente durante todos os sábados do mês de julho. “O objetivo do projeto, além de resgatar a boa imagem do samba, trazer música boa e de qualidade aos bairros, tem a ideia de juntar as comunidades fazendo a integração entre os bairros para que essa onda de violência venha sumir, fazendo com que muitos jovens se juntem a nós. Então o lance do projeto de fazer o samba nos bairros, é divertir o público através dessa união”. Comenta um dos vocalistas, Negro Jorge.
O projeto da dupla é dar continuidade a esse trabalho não só no período das férias, mas também ao longo do ano, a intenção é fazer com que o projeto cresça dentro das comunidades. “A intenção é fazer com que a proposta venha se renovando cada vez mais, a cada mês nós lançaremos um projeto nesse estilo, esse é um dos motivos para que possamos fazer com que pendure por muito tempo”. Enfatiza.
A ideia que surgiu através de uma pesquisa com os fãs do grupo que pediram que fizessem um projeto que incluísse os bairros pela carência que têm por festas desse tipo e pelo cenário, está propondo uma grande repercussão e ainda visando expandir e alicerçar ainda mais a cultura do
samba na cidade de São Luís. Com a união da dupla, a expectativa é muito boa, como comenta Negro Jorge. “Que essa união minha e do Paulo Black, venha ser uma parceria boa e que a gente consiga mais na frente recolher bons frutos com nossos projetos que vamos colocar mais na frente.
Começaremos com esse projeto samba nos bairros e depois faremos o lançamento da dupla, logo em seguida queremos fazer o lançamento do nosso CD para mostrar o nosso trabalho e que a gente consiga sobreviver dessa nossa arte que é a música que estamos levando para o público”.
O samba é um gênero musical, derivado de um tipo se dança de raízes africanas no Brasil, e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras que até hoje nunca perdeu seu sucesso. Com o passar dos anos, sempre conduzido por diversos tipos de batuques, assumiu características próprias em cada estado do Brasil, não só pela diversidade das tribos de escravos, mas pela sua interação com as peculiaridades e características próprias de cada região.
Sendo assim, os músicos já visam gravar seu CD, baseado nessas características. O vocalista fala de como será a produção do CD, quais as expectativas e as intenções para o lançamento. “O que nós vamos priorizar é a integração com o público, para que a gravação fique mais animada. Para nós é muito importante essa integração de publico e artista”.
O cd vai ter por base o samba calangueado, que é o samba que tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. “Nosso estilo do CD será o samba calangueado e teremos também muitas músicas maranhenses como bumba-boi e cacuriá em ritmo de samba, além disso, também faremos o famoso e amado samba de raiz”.
O Samba nos Bairros terá início neste sábado, dia 09 de julho, na União de Moradores do
bairro Pão de Açúcar. As outras apresentações passarão pelos bairros João Paulo, dia 17, pela Aurora, dia 23 e pela Vicente Fialho no dia 31. Já o fechamento contará com uma grande festa no bairro do Anil.
O projeto vai resgatar o verdadeiro samba calangueado e promover a cultura típica brasileira nas comunidades de São Luís. As animadas apresentações prometem oferecer ao público uma oportunidade para dançar, ouvir boa música e descontrair com quem gosta da verdadeira cultura brasileira.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias