VIDA NATURAL

Prática da alimentação saudável como alternativa

Os benefícios de uma alimentação saudável tem se propagado ao longo dos últimos anos, assim como a consciência de muitas pessoas em aderir uma rotina menos acelerada

Há 20 anos, a dentista Maria Eunisse dos Santos, resolveu melhorar a qualidade de vida eliminando alimentos que faziam extremamente mal a sua saúde. Na época com hérnia de disco, nódulo na mama e no útero, hipertensão e uma rotina de trabalho acelerada e intensa, ela viu ascender a luz vermelha, indicando os perigos da rotina e alimentação erradas. Foi então que decidiu retirar do corpo toxinas responsáveis pela série de problemas de saúde e pelo desempenho físico limitado nas atividades.
Hoje com 57 anos e após cursos e o acumulo de conhecimento sobre os efeitos de uma boa alimentação para o organismo, Eunisse é adepta ao estilo de vida natural saudável. “O maior bem que você pode ter é a sua saúde. Eu ia a muitos médicos e tinha um estilo de vida acelerado, coordenava dois cursos aqui e Fortaleza, trabalhava aos finais de semana e me alimentava de coisas industrializadas. Uma pessoa me falou e eu procurei a cura natural e a primeira coisa que fiz foi mudar a minha alimentação e mudar muita coisa, fui tomando água certinha e deixando os grandes estimulantes como a coca-cola e cholate [..] no momento que você muda sei estilo de vida, vai alcançando mais saúde”explica.
Nos últimos anos muitas pessoas tem tomado consciência dos efeitos que a alimentação saudável e parcial ou totalmente tem eliminado os industrializados do cardápio e evitado gorduras saturadas e até mesmo o consumo de carne vermelha. A nutricionista Zineth França, 40 anos, é ovolactovegetariana há 23 anos e não consume nenhum tipo de carne nem mesmo de crustáceos. Adventista a nutricionista fez a adoção da “dieta” saudável por influência da religião, mas principalmente pelos problemas relacionados a saúde. “Eu nasci para a área de nutrição e a religião adventista também contribuiu muito e também as melhoras que fui sentindo, eu tinha muita cólica menstrual e depois da mudança pronto nunca mais sente. Eu fui percebendo que a saúde foi melhorando ”.
Há 18 anos com o mesmo peso, Zineth afirma que prefere fazer a própria comida e destaca a facilidade de encontrar os produtos que tem surgido no mercado nos últimos anos, além da maior conscientização das pessoas. “Eu tenho uma saia que eu guardo tem 17 anos e hoje ela está mais folgada do que quando adquire ” pontua.
Mercado saudável
Diante da dificuldade em encontrar produtos orgânicos no mercado e do valor alto que eram oferecidos, a dentista e o marido foram estimulados a comercializar itens naturais. Há dois anos a Árvore da Vida além de vender os produtos naturais e orgânicos, também orienta os clientes que vão em busca de esclarecimentos e o produto ideal para problemas de saúde. Até receitas de como preparar chá, suco, por exemplo, são repassadas.
“Eu sempre tive esse sonho de quando estivesse aposentada, meus filhos casados como já estão, que eu iria colocar um segmento paralelo a ortodontia que é a minha área e agente dar condição das pessoas obterem esses produtos sem custo tão alto e com mais facilidade. Aqui agente não é atendente ou vendedor de produtos naturais , a gente sempre da grandes informações, procura sempre estudar e orientar porque é bom. Vendemos encapsulados, como cálcio, mas o ideal seria se as pessoas encontrassem isso nos seus alimentos ” pontua a dentista.
Pilates , neo pilates, massagens que ativam a circulação e relaxam, são algumas das atividades oferecidas na clinica, que buscam oferecer bem-estar e qualidade de vida, como garante a proprietária. “Essas atividades físicas a gente estimula muito. Quanto mais meu sangue está circulando mais eu tenho energia, mas eu estou viva. Na hora que você tem saúde, você tem beleza, se você se alimenta bem você tem uma boa pele”.
Dia Detox
Para estimular e fazer com que as pessoas tenham mais informações sobre os benefícios da alimentação saudável, será realizado pela primeira vez hoje, o Dia Detox. A iniciativa tem intenção de promover a saúde através de recursos naturais. Mostrar que o estresse a falta de descanso podem ter reflexos importantes na pele, funcionamento do organismo, entro outros efeitos negativos.
Para estimular a atividade física o evento vai começar com uma caminhada na Avenida Litorânea até a sede loja, onde será iniciado o “jejum curativo” que é um método que elimina o consumo de alimentos sólidos, durante um dia os participantes vão ingerir apenas líquidos, além de massagens, documentários. “O Dia Detox e um dia em que você se abstém de alimentos sólidos, com o objetivo de desintoxicar o organismo. No dia a dia o estresse, a poluição, alimentos rápidos, falta de descanso e o consumo de muitas comidas industrializadas faz com que a gente fique muito intoxicado. Esse dia ele não foi uma criação, na realidade ele foi descoberto por Hipócrates o pai da medicina”, acrescenta Maria Eunisse .
A nutricionista mineira Miriam Maris, couching de vida saudável vai ministrar palestra sobre a importância de uma rotina e alimentação equilibradas. O estimulo dado pelo grupo é a oportunidade da pessoa seguir a rotina saudável como pontua Eunisse.
“Como é em grupo a pessoa tem uma grande motivação e ai a passa ter esse modelo para você fazer futuramente de três em três meses, de seis em seis. O ideal é que nem precise que você tenha um estilo de vida tão saudável que não tenha a necessidade de estar se desintoxicando”, finaliza.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias