PATRIMÔNIO IMATERIAL
Junho acabou, mas o Bumba meu Boi continua
Um dia inteiro de homenagens àqueles que dão vida aos bois dos mais variados sotaques
Onze anos mostrando a cara que há por debaixo de um importante personagem do bumba meu boi. Estamos falando do 11º Encontro de Miolos de Boi, que será nesta sexta-feira, dia 8, em frente à Secretaria de Estado da Cultura, na Praia Grande. O evento será realizado das 9h às 20h e reunirá bois de todos os sotaques num cortejo pelas ruas do Centro Histórico.
O projeto foi idealizado pelo produtor Zé Reis. Com o encontro, a Praia Grande estará mais brilhante e multicolorida nos raios do Sol refletidos nos bordados dos couros dos Bois que serão reunidos em exposição. Participam do encontro miolos de bois de todos os sotaques dessa manifestação popular que é Patrimônio Cultural do Brasil.
Quem é o Miolo do Boi?
Trata-se de um brincante do bumba meu boi que fica embaixo do boi. Responsável pelo bailado, dança e ginga da principal figura cultural do Maranhão. É o miolo quem dá vida ao boi.
O Encontro
O Encontro dos Miolos de Boi era realizado no Maiobão, mas recentemente, nas últimas oito edições, mudou-se para Praia Grande. Antes o trajeto do cortejo cultural era da Deodoro para a Praia Grande, agora é da Praia Grande para a Praça Pedro II, seguindo pelas ruas do Centro Histórico de São Luís.
Encontro de São Marçal
Falando em bumba meu boi, aqui vai mais um pouquinho dessa manifestação cultural que é Patrimônio Cultural do Brasil. Um registro do Encontro de São Marçal, realizado no último dia 30 de junho, no João Paulo, e que reuniu os bois de matraca, ou de sotaque da Ilha. Clique aqui e confira.
VER COMENTÁRIOS