CONCERTOS

Festival de Música Barroca de Alcântara terá programação em São Luís

A programação segue no Convento das Mercês, Igreja da Sé, Teatro Arthur Azevedo, Penitenciária de Pedrinhas e Hospital Aldenora Bello

O Festival de Música Barroca de Alcântara, depois de movimentar a cidade histórica no fim de semana, chega à capital nesta segunda-feira, 25, com concertos a serem apresentados na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé), às 19h, com Yaqin Ensemble, e às 19h, com The Boston Camerata, grupo dos Estados Unidos. Amanhã, às 18h30, será realizado o cerimonial de encerramento, no Teatro Arthur Azevedo, com a apresentação de dois concertos, sendo o primeiro com o grupo Oriente-Ocidente e o segundo com o cantor Abderrahim Abdelmoumen. Na quarta-feira, as ações sociais continuarão na Penitenciária de Pedrinhas e Hospital Aldenora Bello. A entrada é franca.
Além dos concertos, será realizado também nesta segunda-feira (25), às 14h30, o seminário com o tema “Vozes e Músicas pela Paz”, com a presença de Beatriz Bissio, autora do livro “O mundo falava árabe”. Ela discorrerá sobre o mundo islâmico. Beatriz é jornalista, professora, e ainda coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O grupo Yaqin Ensemble é formado por instrumentistas de diferentes formações, que executam música étnica e oriental fundindo tradições do passado e do presente. Utiliza a rica instrumentação do Oriente Médio ao lado do violoncelo barroco e da rabeca brasileira, criando texturas musicais únicas de timbres e melodias. Yaqin nasceu do trabalho do pesquisador e multi-instrumentista Mario Aphonso III, produtor de dois discos de música oriental aclamados mundialmente: Arabesque e Arabesque II. As composições autorais se utilizam da linguagem musical do oriente, com suas escalas e ritmos, fazendo grande uso dos quartos de tom e compassos assimétricos.
A Boston Camerata, por sua vez, é um dos mais proeminentes conjuntos de música antiga dos Estados Unidos. Fundado em 1954, está sob a direção de Anne Azéma, cantora de origem francesa, desde 2008. Suas apresentações são conhecidas pela espontaneidade e emotividade, que costumam contagiar o público. No decorrer dos anos, o grupo tem realizado numerosas apresentações pelo mundo, com um repertório baseado na pesquisa das épocas medieval, renascentista e barroca. Também costumam executar música antiga norte-americana, sacra e secular. Seus integrantes se destacam pelo domínio técnico dos instrumentos antigos.
Teatro
Na terça-feira (26), será realizada a solenidade de encerramento, seguida de concertos, no Teatro Arthur Azevedo. O primeiro concerto será com o grupo Oriente-Ocidente, com Marília Vargas e Oula Al-Saghir. Depois, será a vez de Abderrahim Abdelmoumen. Nascido na região do Tânger, no Marrocos, ele é considerado um dos grandes representantes da música como canal de diálogo entre os povos.
Na quarta-feira (27), as ações sociais do festival terão continuidade na Penitenciária de Pedrinhas, às 9h, e no Hospital Aldenora Bello, às 14h.
Serviço
O quê
Seminário e concertos no Festival de Música Barroca de Alcântara
Quando
Nesta segunda-feira, às 14h30 (seminário) e às 19h (concertos)
Onde
Convento das Mercês (seminário) e Igreja da Sé (concertos)
Entrada franca
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias