SÃO LUÍS
Festival da Canção acontece na UFMA
Será realizado nesta quinta-feira,07, às 18h, na concha acústica da Cidade Universitária Dom Delgado (Bacanga)
Os festivais de música popular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que tiveram suas últimas edições no final da década de 80 e pelos quais passaram muitos nomes e hoje artistas conhecidos do grande público, estão de volta. Inspirado naquelas iniciativas, será realizado, nesta quinta-feira,07, às 18h, na concha acústica da Cidade Universitária Dom Delgado (Bacanga), em São Luís, o 1º Festival Universitário da Canção. Quinze composições foram selecionadas para concorrer à premiação. O evento será encerrado com o show do cantor e compositor Carlinhos Veloz.
Puderam se inscrever acadêmicos de graduação, pós-graduação, professores e funcionários de todos os campi da UFMA, além de estudantes e professores do Colégio Universitário (COLUN), com músicas inéditas, autorais e que nunca forma gravadas, apresentadas em público ou divulgadas na internet.
As 15 canções selecionadas que serão apresentadas nesta sexta,08, são: Ei, moça (Nicolas Melo), Flor (Jean Pires), Abençoado Maria (Filipe Ferreira), Vou dar no pé (Fernando Japona), Moça (Vinícius Nascimento Ferreira), Marginal (Valdilene Pereira Silva), Brincadeira Besta (Felipe Castro), A chama (João da Silva Junior), Quero bons Motivos (Inaldo Barros Dias), SOS Brasil (Carnegie Bacelar), Barra Funda 60 (Tiago Maci), Sem Você Não há amor (Airton Verneck), Tentei (Wiliam Sanches),COM reco-reco, pandeiro e Palma da Mão (Walkerlene Soeiro e Oswaldo Abreu) e Tambor de Mina (Ezequiel Alves Santos).
O Festival da Canção integra a programação artística do XV Encontro Humanístico, que será encerrado nesta sexta-feira,08,no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus da universidade, em São Luís. O festival surge como uma proposta artística e cultural que visa a fomentar o desenvolvimento musical de estudantes, professores e funcionários da instituição; divulgar novos talentos; além da integração da universidade com a comunidade em geral. Possui caráter competitivo e prevê como premiação para os três primeiros colocados troféus e a gravação das músicas em estúdio.
O histórico dos Festivais Universitários de Música Popular (FUMP), realizados na UFMA, no final dos anos 70 e década de 80, publicado no blog do jornalista Félix Alberto (http://oredemoinho.blogspot.com.br/), mostra que pelas edições do evento passaram nomes como Zeca Baleiro, Rita Benneditto, César Nascimento, César Teixeira, Celso Reis, Mano Borges, Roberto Ricci, Gabriel Melônio, Rogério do Maranhão, Betto Pereira, Nosly, Fátima Passarinho, Rosa Reis, Ângela Gullar, Josias Sobrinho, Cláudio Pinheiro, Fauzi Beydoun, Roberto Brandão, entre outros.
Show de encerramento
O artista que faz o show de encerramento do Festival Universitário da Canção, nesta quinta (07), Carlinhos Veloz, traz na bagagem vários prêmios entre os quais o 1º lugar e melhor intérprete no FECAM (Marabá-PA, em 1988) e no FABER (Imperatriz-MA, em 1987), festival que venceu novamente em 1989; e o 3º lugar no Festival da Petrobrás (Rio de Janeiro, em1991), no Festival de Música da ETF-PE (Recife, em 1982) e no Festival da Serra dos Carajás-PA, em 1988. Também participou de quatro edições do Festival de Inverno de Garanhuns (PE).
A banda que acompanha Carlinhos Veloz neste show é composta pelos músicos Rui Mário (sanfona e piano), Murilo Rego (teclados) Cleuton Silva (contrabaixo acústico), Marquinhos Carcará (percussão), George Gomes (bateria), João Neto (flauta e flautim) e Luiz Júnior (viola e violão 7), que assina a direção musical.
Carlin hos Veloz tem dois discos gravados e um DVD; já participou de turnês do projetos Pixinguinha, “Na estrada com Carlinhos Veloz e “Baião de 2”, um duo formado com o cantor César Nascimento. Teve as canções “Imperador Tocantins” e “Joia Rara” gravadas pela cantora Alcione; e a composição “Ilha Bela”, pela banda de reggae Tribo de Jah.
Veloz já se apresentou na Expo Brasil; no Carrossel do Louvre, em Paris (França), e na Expo 98, em Lisboa (Portugal). De 2001 a 2002, morou em Portugal. Em 2005 participou de temporadas de verão na Cidade do Porto (Portugal) e em Barcelona (Espanha).
VER COMENTÁRIOS