Festival de Música Barroca
Encontro entre dois mundos por meio da música
O festival passará pelas cidades de Bacabeira, Alcântara e São Luís, com uma programação de concertos grátis
Neste mês, acontece a quinta edição do Festival de Música Barroca de Alcântara, com o tema Encontro entre Oriente e Ocidente. A abertura do festival, que receberá concertos de grupos internacionais, aconteceu na última quinta-feira (21) na cidade de Rosário com uma ação social na penitenciária e no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
O festival passará pelas cidades de Bacabeira, Alcântara e São Luís, com uma programação de concertos grátis, ações didáticas, conferências sobre música erudita e integração social, além da presença de especialistas latino-americanos do gênero. A entrada é franca e os concertos vão até o dia 27 de julho, com uma ação social na Fundação Jorge Dino.
Segundo a organização do Festival, o tema deste ano foi escolhido com o intuito de homenagear a música hispano-andaluza”, nascida com a mistura de gêneros árabes e latinos no século VII com a ocupação árabe na Península Ibérica e que tem influenciado a música da região desde a Idade Média. O Maranhão é visto, então, como um “lugar ideal” para encontros musicais do tipo, já que conta com um “mosaico de gente de raízes diferentes”.
O tema, conta a organização, não poderia ser mais atual, com a migração de pessoas se tornando refugiados em números jamais vistos desde a Segunda Guerra Mundial e nações lidando com as necessidades internas e o auxílio humanitário aos vizinhos.
Sobre os concertos
Os concertos foram abertos pelo grupo Ensemble Gaoshan Liushui, na cidade de Rosário, na última quinta-feira, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ontem, a programação continuou em Bacabeira, com apresentações na Escola Municipal Raimundo Aquino Macedo e na Igreja Imaculada Conceição.
Em Alcântara, o Festival de Música Barroca chega hoje com programação pedagógica no Museu Histórico e concertos na Igreja do Carmo. Irão se apresentar os grupos Ensemble Gaoshan Liushui e Boston Camerata, no primeiro dia, e Encontro Oriente Ocidente e Abderrahim Abdelmoumen, no segundo dia, também na Igreja do Carmo.
Segunda-feira (25) é a vez de São Luís receber os grupos de música erudita. A programação começa com o seminário “Vozes e Músicas pela Paz” no Convento das Mercês. O cerimonial de abertura acontece às 17 com o grupo Yaqin Ensemble. No dia seguinte, na terca-feira (26), acontece a noite de encerramento no Teatro Arthur Azevedo, com apresentações do tema Encontro Oriente Ocidente e Abderrahim Abdelmoumen. Mas a programação social continua ainda na quarta-feira (27) na Penitenciária de Pedrinhas e Fundação Jorge Dino.
VER COMENTÁRIOS