VIAGEM & TURISMO
Cinco lugares para redescobrir São Luís nestas férias
Não há quem resista aos encantos da nossa Ilha do Amor
Não há quem resista aos encantos da cidade de São Luís. Não importa o período, data, com festa ou não, a capital maranhense atrai olhares curiosos e provoca suspiros de quem se maravilha por sua história, gastronomia e riqueza cultural.
Prova disso é que o site da revista Viagem & Turismo, da Editora Abril, divulgou neste domingo a lista de 29 cidades históricas do Brasil que você precisa conhecer antes de morrer. E, é claro, nossa Ilha do Amor está no rol.
De acordo com a reportagem, a capital do Maranhão se difere da maior parte das cidades brasileiras, visto que foi colonizada por franceses. Durante o século XVII, navegadores de Cancale e Saint-Mailo se estabeleceram na região e a batizaram com uma singela homenagem ao Rei Luís XIII. Na época, a economia era impulsionada pela plantação e exportação de cana-de-açúcar, cacau e tabaco. Hoje, a principal herança desse povo, juntamente com portugueses e holandeses, encontra-se preservada em seu Centro Histórico, com diversas construções que remetem ao passado
Inspirados com essa iniciativa, resolvemos listar para você, turista ou não, pelo menos cinco lugares da cidade que nós de O Imparcial somos fãs fãs.
Confira:
1 – Centro Histórico
O centro histórico de São Luís, localizado na ilha de São Luís do Maranhão, na baía de São Marcos, é um exemplo excepcional de cidade colonial portuguesa adaptada às condições climáticas da América do Sul equatorial, e que tem conservado o tecido urbano harmoniosamente integrado ao ambiente que o cerca. A capital foi tombada pelo Iphan em 1974 e inscrita como Patrimônio Mundial em 6 dezembro de 1997.
Seu núcleo original, fundado pelos franceses em 1612, foi implantado na cabeça de um península formada na confluência dos rios Bacanga e Anil e caracteriza-se pela arquitetura civil de influência portuguesa, bastante homogênea. Sua construção acelerou-se no período de expansão urbana dos séculos XVIII e XIX, obedecendo ao traçado original do ano de 1615, projetado pelo engenheiro português Francisco Frias de Mesquita, após a expulsão dos franceses.
2 – Praias
Muito procuradas pelos adeptos de atividades laborais no fim da tarde e início da noite, a região praiana de São Luís é também um porto seguro para quem quer degustar a indescritível culinária maranhense, acompanhada de boa música e posteriormente excelentes passeios de pés descalços pela areia.
3 – Espigão Costeiro
Este dispensa apresentações. Com vista privilegiada de toda a Ponta D’Areia e o clima agradável do fim da tarde, o Espigão Costeiro é tanto um ambiente família como espaço para atividades físicas, surf e casais enamorados que querem ficar mais próximos da natureza. <3
4 – Lagoa da Jansen
Localizada em uma região de alto valor comercial e de moradia, a Lagoa da Jansen é conhecida por seus barzinhos, restaurantes, além de praças voltadas para o esporte/lazer e calçadões para realizar caminhadas ao ar livre.
5 – Eco Museu Sítio do Físico
O Sítio do Físico também leva o nome de Sítio de Santo Antônio da Alegria. Sua construção data de fins do século XVIII e início do XIX. Era de propriedade do Físico-mor da então Capitania Geral do Maranhão, Antônio José da Silva Pereira (por isso a denominação popular dada ao local). Situado às margens do Rio Bacanga em um terreno de 100 hectares, sua importância está relacionada ao fato do local ter abrigado a primeira indústria da região, com o beneficiamento do couro, arroz e ainda a fabricação de cera e cal.
Além disso, após a morte do físico em 1817, passou a fabricar fogos de artifícios. Faziam parte do conjunto, além da residência do físico, curtume, fornos, conjunto de tanques, poços, armazéns, cais, laboratório, rampas, telheiros e canalizações com caixa de distribuição para os tanques.
Para saber mais sobre este ponto turístico da cidade, clique aqui.
VER COMENTÁRIOS