MÚSICA
Agosto, o mês do jazz e do blues no Maranhão
Oitava edição do Lençóis Jazz & Blues Festival traz para São Luís e Barreirinhas grandes nomes da música nacional e internacional
Há sete anos, São Luís é invadida pelas ondas sonoras do jazz e do blues, gêneros musicais que normalmente são considerados de uma elite culta, mas que nos últimos tempos têm se popularizado nas cidades de São Luís e Barreirinhas com apresentações públicas de artistas locais, nacionais e internacionais ao ar livre.
No próximo mês de agosto, acontece a oitava edição do Lençóis Jazz & Blues Festival que, além das atrações musicais, traz uma programação paralela com oficinas, palestras e exposições. O evento será realizado na Av. Beira Rio, em Barreirinhas, nos dias 5, 6 e 7 e, em São Luís, na Praça Maria Aragão, nos dias 12 e 13. A abertura será no circuito Barreirinhas dia 5, a partir das 20h, com apresentações de Carlos Malta e Quarteto, Liz Rosa Trio e Camila Boueri.
O carioca Carlos Malta, conhecido como O Escultor do Vento, é multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor. No Brasil, apresentase nas principais cenas da música instrumental do país. Em 1994 fundou os grupos Coreto Urbano (formação variada) e Pife Muderno (Carlos Malta, Andréa Ernest Dias, Marcos Suzano, Oscar Bolão e Durval Pereira).
Sua carreira tem sido plural, com participações especiais nos shows de Bob Mc Ferryn, Dave Matthews Band , Roberto Carlos & Caetano Veloso. Com o Pife Muderno se apresentou entre outros lugares, na China, em Nova Iorque, entre outros. Em 2013 estreou espetáculo “Saravá – Tributo a Baden e Vinícius” numa releitura dos afrossambas da dupla. E tocou com Dave Mathews band em turnê de verão na Flórida/EUA. Em 2014, lançou o CD ao vivo e turnê do grupo Carlos Malta & Pife Muderno ao completar 20 anos de carreira.
A cantora potiguar Liz Rosa começou a cantar em 2002, aos 16 anos de idade. Desde então, Liz passou por diversas casas importantes do cenário musical carioca sempre acompanhada pelos melhores e mais respeitados músicos da cidade, como Ricardo Silveira, Lula Galvão, Gilson Peranzzetta, Hélio Delmiro, Kiko Freitas, entre outros. Liz já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Leila Pinheiro, Roberto Menescal, e João Bosco.
Começando o ano de 2016, em grande estilo, em janeiro, Liz Rosa apresentou-se no 20º Festival Internacional de Jazz de Punta del Este (Urugai), no projeto “Jazz pras Sete” no Imperator (RJ), e foi contemplada na categoria Novos Talentos no concorrido edital Quintas no BNDES. Em junho, estreou o show Cai Dentro que trará para o VIII Lençóis Jazz & Blues Festival.
Camila Boueri, maranhense e apaixonada por jazz e blues, participou já em 2014 do VI Lençóis Jazz e Blues Festival com o jazzistaAugusto Pellegrini. A partir daí, assumiu sua veia artística de intérprete, não pretendendo mais estar vinculada a um estilo em especial, mas a momentos distintos da música. O que de fato aconteceu com os shows e eventos que participou de 2014 para cá. Entre eles, Um samba para Henrique, Noite do Black Music, Cantata de Natal do Governo do Estado do Maranhão, Espetáculo Broadway, aí vou eu e Aqui é o salão, entre outros.
Outros nomes farão parte da programação, como: Sergio Galvão, Rodrigo Nézio, Paulinho Moska, Marconi Rezende, Mestrinho & Nicolas Krassik, André De Sousa Mb, Ademir Junior Quarteto Convidado Sax Frances Baptiste Herbin, Filó Machado e Felipe Machado, Boca Livre, Ronald Santos e Quarteto, Gilson Peranzetta e Trio, Whitney Shay (Usa) e Igor Prado e Band.
Programação paralela
A edição deste ano contará com 17 shows, seis oficinas (entre elas de música e fotografia), palestras e exposições de fotografia intituladas Música do Olhar, com trabalhos feitos por fotoclubistas do Poesia No Olhar- Clube De Fotografia. Vale ressaltar que o festival é todo gratuito. A expectativa dos organizadores é de que o público do festival seja de cerca de 16 mil pessoas.
Atrações
Cerca de 520 artistas do Brasil e do exterior já se apresentaram nos palcos do festival, desde que foi criado em 2009. Entre eles, o pianista Andre Mhemari, o gaiteiro Renato Borgheti, o violonista Manassés, o percussionista Carlos Pial, o gaitista Jefferson Gonçalves, o guitarrista e cantor Artur Menezes, o duo Duofel, MB Trio, Yamandu Costa, Ithamara Koorax, Victor Biglione, a harpista Cristina Braga, Marcelo Carvalho, Gilson Peranzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Ney Conceição, Artur Maia, Filó Machado, Marco Pereira, Zé Américo Bastos, Mestrinho, Arlindo Pipiu, Ted e Pablo, a alemã Andrea Canta, os americanos Atiba Taylor, Jim Howard III e JJ Jackson, as bandas Clusters Sisters, as cantoras Paula Santoro, Taryn Szpilman, Joyce Moreno, a cubana Yilian Canizares e, João Pedro Borges, entre outros artistas consagrados.
Números
Estima-se que cerca de 56 mil espectadores já tenham participado do evento, que, ao longo de sua história, gerou mais de 150 empregos diretos e indiretos para músicos, cantores, técnicos de luz, de som, produtores, diretores de palco, fotógrafos, jornalistas e oficineiros.
VER COMENTÁRIOS