DE OLHO NA SAÚDE

Você realmente deve colocar sal na comida?

Porque tudo em excesso pode ser prejudicial

O sal é prejudicial à sua saúde? Durante anos, a maioria dos especialistas em bem-estar respondeu a essa pergunta com um categórico “Sim”. No entanto, pesquisas publicadas em revistas médicas e no The New York Times estão questionando essa afirmação. O que aconteceu? Vejamos a seguir:
Para começar, por que comemos sal?
Porque o nosso organismo precisa. O sódio, presente no sal, é um mineral essencial, que ajuda o cérebro a enviar mensagens para os músculos. Ele também funciona como um regulador da temperatura corporal, permitindo que ela volte ao normal depois de exercícios. Se você tiver baixos níveis de sódio, não poderá transpirar — o suor ajuda a liberar as toxinas e o calor — e a ausência da transpiração pode provocar facilmente um acidente vascular cerebral ou desidratação aguda, porque seu calor corporal vai queimar muito líquido.
Pão branco = Sal refinado
A maioria de nós cresceu comendo muitos alimentos com sal refinado. Esse tipo de sal foi destituído de seus minerais benéficos (incluindo o magnésio) e submetido a um processo de clareamento que lhe dá essa cor branca. Esses minerais foram substituídos por produtos químicos como o bromo (que pode afetar a tireoide) e por agentes antiaglomerantes, para aumentar sua durabilidade.
Infelizmente, esses componentes também impedem que o sal ajude o organismo a reter líquidos. Visto que o principal benefício do sal é regular a quantidade de água de nosso corpo, privar o sal dessa capacidade anula totalmente seu valioso efeito terapêutico. Ficamos com uma substância que foi desprovida de muitos componentes benéficos vitais.
Sais saudáveis
Então, quais são os sais que fazem bem, aqueles que o nosso corpo realmente precisa? Aqueles que não foram processados, que estão vivos. Sim, você leu bem. Quando você comprar sal, se você vir que ele ficou grudado nas paredes do recipiente de vidro e endureceu ao redor da tampa, saiba que está comprando sal vivo. Sais marinhos, como as variedades do Himalaia ou Celtas, são bons exemplos. Esses sais não apenas são ricos em sódio, mas também em potássio, magnésio, cálcio e cloreto — uma combinação que pode ajudar a equilibrar o pH do corpo e alcalinizar seus sistemas.
E isso é apenas uma amostra do que o sal pode fazer. Aqui está um resumo dos benefícios adicionais do sal para a saúde:
– Controla os níveis de açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina;
– Funciona como um anti-histamínico natural. (Tente colocar uma pitada de sal em sua língua quando passar por uma reação alérgica ou um ataque de asma, para ajudar a controlar a reação);
– Ajuda a manter a gengiva saudável, graças às suas propriedades antibacterianas;
– Melhora a qualidade do sono e ajuda a reduzir o estresse;
– Ajuda a manter o pH do estômago;
– Pode ajudar a perder peso. (Os níveis adequados de sal reduzem os níveis de cortisol — o hormônio do estresse. Quando nossos níveis de cortisol são elevados, nosso metabolismo pode ficar mais lento);
– Fica, então, a pergunta: Comer com ou sem sal?
Resposta: Comer com sal, mas use o tipo certo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias