FESTEJOS JUNINOS
Saudação a São Marçal leva multidão para as ruas do João Paulo
As comemorações se estendem até a noite de hoje
Esta quinta-feira, dia 30, o bairro do João Paulo parou para saudar São Marçal. A festança, que se arrasta desde as ultimas horas do dia 28 de junho, início das comemorações a São Pedro, faz parte da tradição dos festejos juninos no estado e reúnem aproximadamente trinta grupos de bumba-meu-boi, todos juntos em louvor ao santo. De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), cerca de 30 mil pessoas passarão pela Avenida São Marçal até o fim do dia.
Para se ter noção, desde as 6h30 da manhã, já haviam brincantes e boieiros na avenida principal do bairro batizada com o nome do santo. As 11h, mesmo com o sol quase a pino, o Boi do Maracanã já arrastava uma multidão ao som das matracas e pandeirões.
“Eu sempre participei do São Marçal. Vinha para cá ainda criança com meu avô , que foi um dos baluartes do Boi de Maracanã. Para mim é uma grande responsabilidade dar continuidade a essa linda manifestação da cultura popular”, comenta Hilfran Mendes, um dos coordenadores do Boi de Maracanã.
Segundo Hélio Braga, que faz parte da organização do festejo, esta tradição cultural é repassada de geração a geração. “Eu lembro que meus avós já organizavam e hoje eu que ajudo a dar vida a essa tradição”, comentou. Ele ainda disse que essa herança vai passando de pai para filho e que a festa de São Marçal é de todos e para todos. “Isso é nosso, nossa cultura!”, destacou.
As comemorações de São Marçal se estendem até a noite de hoje.
Você conhece a história de São Marçal?
São Marçal era bispo de Limoges no século III. Infelizmente não há informações precisas sobre suas origens, bem como a sua data de nascimento e morte, tampouco dos atos de seu bispado. Tudo o que se sabe dele foi documentado por Gregório de Tours.
Durante o consulado de Décio e de Grato, sete bispos foram enviados de Roma para a Gália para pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Gatien foi mandado para Tours, Trofimo para Arles, Paulo para Narbonne, Saturnino para Toulouse, Denis para Paris, Austromoine para Clermont e Marçal para Limoges. Marçal estava sempre acompanhado de dois padres trazidos por ele do Oriente, então se estima que ele também tenha vindo de lá. Ele foi bem-sucedido na conversão dos moradores de Limoges, onde foi sempre venerado.
VER COMENTÁRIOS