BELEZA

Ruivo: O que você precisa saber antes de adotar a cor do momento

Tom ideal, cuidados, processos químicos e dicas de quem passou por essa transformação

Nascer ruiva é um privilégio para poucas. Que mulher adepta ao ruivo não sonha com aquela cor natural? Mas com a tecnologia presente nos cosméticos é possível ter os fios da cor que quiser, do acobreado ao laranja, com apenas uma ida ao cabeleireiro.
A jornalista Isadora Fonseca já usou o cabelo de várias formas: escuro, que é o seu tom

KG/ O Imparcial

natural, lou­ro, com mechas… Mas há cerca de dois anos adotou o tom ruivo acobreado, após assistir a uma novela e gostar do tom de cabelo da atriz Marina Ruy Barbo­sa. “Fiquei ruiva desde quando assisti à novela. Acho que faz uns dois anos, por causa da personagem Ma­ria Isis, resolvi fazer a mudança”, relembra Isadora.

Não foi fácil!
E se engana quem acha que foi fácil. Isadora precisou deixar o cabelo totalmen­te louro para a cor fixar nos fios. “Como meu cabelo era escuro, precisava de um bom profissional pra deixá-lo como eu queria. Fiz uma decapagem, processo de limpeza do fio, ele é responsável por re­tirar o excesso de pigmento proveniente de outras colorações e tonalizantes de um cabelo colorido, a fim de prepará-lo para receber uma nova coloração. Meu cabelo ficou loiro branco, para ser pigmentado com o tom ruivo. Depois disso, eu mes­ma faço a manutenção da cor em casa”.
A cabeleireira Paula Guimarães orien­ta que a mudança de tonalidade dos fios deve ser feita com bastante cuidado. “Nem sempre um cabelo escuro precisa passar por uma descoloração para chegar a um ruivo bonito e natural. Existem várias téc­nicas que facilitam a abertura apenas com tinta, sem necessidade de descoloração prévia, o que diminui muito os danos ao fazer a cor. Sem descoloração, o cabelo fica muito mais saudável, e a manutenção é muito menor em relação a tratamentos”, explica a especialista.
O tom ideal
Existe uma infinidade de tons ruivos, porém os mais famosos são o strawber­ryblonde, que consiste em uma cor mais clara e desbotada do tom. E o chamado vermelho fantasia foge do tom natural e já foi adotado pela cantora Rihanna. Mas a cor que vem fazendo a cabeça das mulheres nos últimos tempos são os fios acobreados. O tom é responsável por al­guns dos cabelos mais lindos da televi­são e do cinema. Como exemplo: Marina Ruy Barbosa e Emma Stone. As duas são ruivas naturais, mas com um bom espe­cialista, o tingimento fica bem parecido.
As negras também ficam ótimas com tons ruivos. Quem garante é a especialista Paula Guimarães, que afirma não existir regras quando se trata de ruivo. “Os tons mais usuais para peles negras são tons de ruivo, onde temos a combinação do cobre com pigmentos marrons mais neutros, ou cobre com pigmento vermelho, que tenham contraste com a pele, lembran­do que tudo pode fugir à regra, basta ter atitude para ousar”, complementa Paula.
Rotina de cuidados com as madeixas
Como todo processo químico, al­terações contínuas podem danificar a estrutura dos fios. Colorações per­manentes podem causar danos, então, deve ser respeitado o intervalo de no máximo 30 dias, para que também pos­sa ser garantida a cor ideal. “O retoque da cor é mensal, fazendo o retoque da raiz e um tratamento profundo. Logi­camente, se for um cabelo que passou por descoloração para chegar ao ruivo, a manutenção de tratamentos será bem melhor no salão. Para manutenção em casa, existe um produto chamado ba­nho de brilho, que é direcionado para manter a cor sempre vibrante entre os retoques ou sempre que achar o seu ruivo desbotado”, completa.
Isadora segue uma rotina de cui­dados com as madeixas e, ao contrário de muitas mulheres, afirma que não gasta tanto dinheiro cuidando dos fios e faz sempre a manutenção em casa. “Em média, costumo gastar R$ 100, a tinta não é tão barata e uso dois tubos. Também não lavo todos os dias. Esse é o segredo para manter o tom do rui­vo mais vibrante. Na lavagem desbota muito. Quando isso acontece, uso um shampoo totalizante”, conclui.
 

KG/ O Imparcial

Dicas de especialistas

-Investir em produtos profissionais para cabelos coloridos, como
-Shampoo sem sulfato, máscara e condicionador, que são apropriados para manter a cor por mais tempo;
-Não pode faltar o banho de brilho no banheiro de uma ruiva. O produto serve para repor temporariamente o pigmento entre os retoques e deve-se procurar o indicado para o tom do ruivo que a pessoa tem, já que há uma variação bem grande de cores de banho de brilho;
-Produtos finalizadores com proteção UV, principalmente em regiões mais perto da linha do equador, onde a maior incidência de raios solares causa mais danos aos pigmentos artificiais;
-Quem não abre mão do secador e chapinha deve usar protetor térmico, pois a temperatura elevada e com muita frequência também pode modificar a cor;
-Manter o retoque com intervalos de no máximo um mês. A raiz muito grande pode dar uma leve diferença da cor que está no restante do cabelo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias