FESTA JUNINA

Grandes atrações se apresentam no arraial do Fórum de São Luís

Boi da Madre Deus, Santa Fé e Brilho da Ilha estão entre as atrações. Programação da noite será aberta às 18h

O centenário bumba meu boi da Madre Deus, sotaque de matraca, encerrará a noite do 10º Arraiá da Interação, que ocorre nesta sexta-feira (17), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). A programação traz ainda o Boi de Santa Fé (sotaque da baixada), Boi Brilho da Ilha (orquestra) e o Grupo Foliões e suas folias juninas. A festa começa às 18h. O evento tem como objetivo promover a interação das pessoas que integram o Judiciário, seus familiares e convidados, oferecendo um momento de descontração no ambiente de trabalho. Durante os festejos juninos, o Fórum de São Luís abre suas portas para receber também a comunidade local, compartilhando uma das principais festas populares do Maranhão.
Para evento, o estacionamento interno do Fórum foi transformado em um grande arraial, com decoração típica do período junino, barracas de comidas da época, estrutura de som e área para as apresentações dos grupos folclóricos. Já está tudo pronto, esperando o público e os brincantes. A estrutura do local inclui um serviço de iluminação de toda a área externa, inclusive dos estacionamentos, câmeras de vigilância e reforço na segurança. O espaço interno do prédio (hall) também foi decorado para receber os convidados.
A programação da noite será aberta às 18h. Em seguida, entra no terreiro o Grupo Foliões com suas Folias Juninas, espetáculo que faz uma viagem por danças e ritmos da cultura maranhense e nordestina, com destaque para o bumba-meu-boi e danças de roda. O “Folias Juninas” reúne cerca de 100 integrantes, entre dançarinos, cantadores, músicos e pessoal de apoio.
Às 20h, será a apresentação do Boi Brilho da Ilha. Nascido em 1992, no bairro do Ipase, em São Luís, o grupo primeiro dançou nos arraiais do Maranhão e depois partiu para brilhar nos palcos do Brasil e do mundo. Já se apresentou em países como Portugal, Alemanha, Holanda, França, Bélgica, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Áustria, México e Itália, país em que ganhou dois prêmios inéditos para o Brasil, disputando com 35 nações. Na época, foi recebido pelo Papa Bento.
Vestido nas cores vermelho, laranja, amarelo e preto, o Boi Brilho da Ilha apresenta-se com um corpo de baile de 80 brincantes e 120 componentes no total. Seus sucessos já foram ouvidos em vinil, CDs e suas apresentações já foram vistas em DVDs e blue-ray. Quem retorna ao arraial do Fórum pela terceira vez, será o Boi Unidos de Santa Fé, sotaque da Baixada, com apresentação marcada para as 21h. O grupo, que em maio de 2016 completou 28 anos, conta com 40 integrantes no cordão, 25 índios, 35 índias, 20 batuqueiros, 25 pessoas de apoio e 50 cazumbás que são os destaques da brincadeira. O amo (cantador) do boi é o mestre Zé Olhinho. Em suas apresentações, inicia o ritual com a entrada dos Bois, Mãe Catirina, Pai Francisco, Burrinha e os Cazumbás que têm a função de “proteção de terreiro”, seguido pelos cantadores, acompanhados pelos batuqueiros, índios, índias e baiantes. O boi possui 4 CDs gravados.
A última apresentação da noite será a do bumba meu boi da Madre Deus, que este ano completa 125 anos de existência. Nascido no bairro mais cultural da cidade de São Luís, o grupo atrai centenas de brincantes com suas afinadas matracas e seus pandeirões, que seguem o batalhão pelos arraiais na temporada junina. São 150 brincantes, além dos matraqueiros. Dois cantadores – Sabiá e Ronaldinho – se revezam na cantoria. Este ano, a indumentária do boi traz as cores azul e vermelho.
Apoio – todas as brincadeiras juninas que se apresentarão no local serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Secretaria Municipal de Cultura de São Luís (Secult). O 10º Arraiá da Interação é uma iniciativa da Diretoria do Fórum de São Luís e conta com o apoio do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral da Justiça, Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Associação dos Procuradores do Estado do Maranhão (Aspem), Grupo Mateus, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus), entre outros.
Produtos artesanais – Já em clima de festas juninas, a organização do 10º Arraiá da Interação montou, desde a última quarta-feira (15) um estande de produtos artesanais juninos, no térreo do prédio. São bijuterias em geral, camisetas, porta-chaves e porta-joias, enfeites de geladeira, entre outros.Os produtos estarão disponíveis para venda no local até o dia do arraial, nesta sexta-feira (17).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias