O ‘São João de Todos’ começou em grande estilo, em São Luís. Com a presença do governador Flávio Dino, foi dada largada à grande festa que anima maranhenses, atrai turistas e movimenta a economia durante o mês de junho. Os ritmos e sotaque que passaram pelos palcos da Praça Nauro Machado, na Praia Grande, da Associação dos Servidores do Estado do Maranhão (Ipem) e do Parque da Vila Palmeira deram o tom do que terá nos arraiais até o final da festança junina.
O governador Flávio Dino acompanhou de perto o início das comemorações juninas, passeando pelos arraiais. “Esse primeiro dia já mostra como será feliz o São João. Muitas apresentações, muita diversidade, com uma ampla participação do povo. Toda a população do nosso estado e todos aqueles que nos visitam participarão do melhor São João do Brasil, que é o do Maranhão”, disse o governador.
A festa, além dos três terreiros oficiais, também ocorrerá, com o apoio do governo do estado, em vários bairros da capital e no interior. E, em parceria com Prefeitura de São Luís, também será realizado o arraial da Praça Maria Aragão, que iniciará no sábado (18). “Esta é uma festa que organizamos ao longo do ano e é muito bom a vendo tomando forma para fazer a alegria de maranhenses e turistas. O São João é uma festa tradicional no estado e terá uma comemoração à altura”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Diego Galdino.
Na abertura, uma diversidade de apresentações tomou conta dos arraiais. Na Praça Nauro Machado passaram o Boi de Guimarães e o Boi de Pirilampo, a Quadrilha Juventude Esperança e o Cacuriá Assa Cana. O ponto alto da noite foi o Show de Bandeira de Aço, em quem vários artistas maranhenses se reuniram para homenagear o cantor Papete. Ainda na Praia Grande, foi montada uma tenda na Praça da Faustina, onde se apresentaram vários grupos de Tambor de Crioula.
No arraial do Ipem, o público foi animado por Dança do Coco Pirinã, o show de Mano Borges, e os bois de Morros, de Leonardo, Brilho da Ilha e Maioba. E os amantes de forró pé de serra puderam dançar à vontade no Barracão do Forró.
O São João é uma festa especial para maranhenses, que aguardam o ano todo para prestigiar as manifestações populares da cultura local.