O carro que matou o ator Anton Yelchin de Star Trek estava em recall em meio a temores de que algo similar pudesse acontecer. Amigos descobriram que o ator russo ficou preso contra uma pilastra da caixa de correios feita de tijolos e a grade de segurança em sua casa na Califórnia por seu jipe Grand Cherokee nas primeiras horas do domingo (19/6).
Investigadores disseram que o ator, que tinha apenas 27 anos, tinha momentaneamente saído do veículo quando o carro se moveu em sua direção.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade encarregada da segurança em vias dos Estados Unidos, informou em fevereiro de 2015 que os modelos SUV como o de Yelchin poderiam continuar se movendo mesmo que estivessem estacionados e com o freio-de-mão puxado, e vincularam o problema a outras 100 colisões.
A fabricante americana Fiat Chrysler anunciou o recall de centenas de milhares de jipes Grand Cherokee e outros modelos em abril para resolver o problema.
No entanto, a FCA dos EUA disse que não tinha encontrado uma solução permanente e, principalmente, aconselhou que os proprietários verificassem se o carro estaria no modo “estacionar”, como pretendido.”Achando que a transmissão de seu veículo está na posição ESTACIONAR, motoristas podem ser atingidos por seu veículo e ser feridos ao tentar sair… Enquanto o motor estiver funcionando e o freio-de-mão não estiver puxado”, disse a NHTSA.
Nenhuma morte havia sido ligada ao problema, mas os ferimentos relatados incluíram ossos fraturados e outras questões que exigiram cuidados hospitalares.
Veículos desse tipo mataram 370 pessoas entre 2008 e 2011, de acordo com a NHTSA, uma média de 93 pessoas por ano, enquanto 2.000 pessoas ficaram feridas, por ano, no mesmo período.
“É muito cedo para especular a causa da tragédia”, disse a FCA em comunicado, adicionando que investigações estão em curso.