3 bebidas para resistir à maratona do bumba-meu-boi
Essa é para qualquer boieiro ficar de pé até o sol raiar
Por: O Imparcial
Alô você que é fã da cultura maranhense e que está se preparando para a maratona dos festejos de São João, você precisa saber dessa informação.
Hoje, a partir das 22h, na capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus, serão iniciadas as comemorações do santo. A festança se estenderá até fim do dia seguinte com direito a grupos de bumba-meu-boi a noite inteira.
Mas, para que os boieiros aguentem horas e mais horas de muito tambor, matraca e orquestra, listamos pelo menos 3 bebidas que os brincantes do maior expoente da cultura junina do estado utilizam neste período.
Confira:
1 – Conhaque
É uma bebida alcoólica obtida através da destilação do vinho branco. Apreciada por muitos, ela esquenta o corpo e mantém acordado quem quer virar a noite dançando ao som do bumba-meu-boi
Conhaque
2 – Vinho
Conhecido por ser lembrado nos momentos de romantismo, sempre companhado de alguma comida fina, o vinho nesta ocasião serve como bebida barata, de preferência bem doce, para dar sensação de saciedade (fome) e aquecer o corpo também.
Vinho
3 – Cachaça
É a bebida mais popular do Brasil, principalmente na região nordeste. Apesar de abrir o apetite, deixa qualquer um alerta para aguentar a maratona de festejo de São Pedro e São Marçal, que será realizado nesta quinta-feira, dia 30.
Cachaça
Governo do estado festança junina
O desfile de matracas e pandeirões juninos farão a alegria dos brincantes em mais dois dias de evento. Resultado do grande sucesso de público do ‘São João de Todos’, organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a festança se estende na sexta, dia 1° de julho e sábado, dia 2. No período, os arraiais Mestre Marcelino, na Praça Nauro Machado, Donato Alves, no Ipem, e Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, estarão em atividade com diversas atrações, brincadeiras e shows de artistas maranhenses.
Veja a programação do ‘São João de Todos’
Um dos pontos fortes da programação do ‘São João de Todos’ é a participação do público que vem comparecendo em todos os espaços de celebração junina. A reunião de famílias foi a tônica do período. A presença de crianças (clique aqui) e idosos também marca a festança nos arraiais oficiais do Governo do Estado.
Os dias a mais de festejo influirão positivamente nas áreas do turismo e economia local, ressalta Galdino. Para o turista, a oportunidade de esticar a estada na capital e consumir os produtos típicos da culinária e artesanato maranhense. É um impulso para o comércio, que será movimentando no entorno dos arraiais, a exemplo dos demais dias de circuito.
Para a segurança do período extra de festas o mesmo aparato dispensado nos festejos regulares e que culminou com um São João tranquilo e sem ocorrências graves. O policiamento está preparado e devidamente equipado para atender às ocorrências e também para orientar o público.
Na Praça Nauro Machado, além do efetivo regular, uma equipe da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) vai fazer a segurança no local. Este efetivo tem domínio de diversos idiomas e treinamento específico para atender turistas e também o público local. No local, o público conta, ainda, com posto fixo da Polícia Militar, funcionando 24 horas.
São João
O período junino oficial em São Luís teve início dia 17 deste mês, em quatro arraiais principais e mais 10 festejos nos Vivas dos bairros. Os espaços ofereceram ao público uma vasta programação com mais de 300 atrações, entre shows musicais e apresentações de brincadeiras do período. Somado a estes, o comércio de pratos típicos e de peças do artesanato maranhense. O governo também apoiou os festejos em alguns bairros, marcando um ‘São João de Todos’ e para todos, como o próprio nome do festejo.
São Marçal
O maior encontro de grupos de Bumba Boi do Maranhão, o Dia de São Marçal, comemorado nesta quinta-feira, dia 30, vai reunir centenas de brincadeiras para reverenciar o santo. “Esse dia é do São Marçal, é para que os grupos de matraca e zabumba possam fazer suas reverências e toda a população deve se fazer presente neste momento único do São João maranhense”, enfatiza Diego Galdino. Por ocasião destas comemorações os arraiais oficiais do Governo do Estado não terão atividade.