Joel Farias, professor da academia Graciele Costa, única que disponibiliza a técnica aqui na capital, explica que o ballet fitness pode ser praticado por qualquer pessoa e não há contra indicações. “O ballet fitness é um método criado para qualquer pessoa praticar, é uma aula que mistura movimentos básicos do ballet clássico com exercícios funcionais. Não existe contra indicações, apenas orientamos pessoas que já tiveram algum tipo de patologia a realizar alguns exercícios diferentes. No caso das grávidas só a partir do terceiro mês de gestação e se tiver liberação do médico”, explica.
Nessa modalidade não é necessário o rigor da técnica do estilo clássico. Entre os pontos mais trabalhados estão os braços, costas abdômen, glúteos e pernas. Para obter bons resultados e mais rápidos, o ideal é que se pratique três vezes por semana e com assiduidade.
Dicas de bailarino
Dê o primeiro passo e saia do sedentarismo;
Faça aquilo que te dá prazer;
Se alimente de forma saudável;
Procure sempre ajuda de um profissional capacitado na área em que você escolheu praticar;
Dance, dance sempre, dance todo dia, quem dança é sempre mais feliz!
Saiba mais!
O método foi criado por Betina Dantas, educadora física e bailarina formada pela Royal Academy, após ela sofrer uma lesão no joelho e não poder usar as sapatilhas de ponta por um tempo. Na modalidade a bailarina une os movimentos básicos do ballet com a musculação. A fama toda da dança de Betina é facilmente explicada pelo gasto calórico de cada aula que intercala movimentos do balé com abdominais, flexões e agachamentos.