SABOR E TRADIÇÃO

Sorvete é considerado “patrimônio gastronômico”

Conhecido dos maranhenses o sorvete de coco vendido nas ruas da cidade ganha versão inovadora e criativa elaborada por dois advogados

Quem mora em São Luís em algum momento da vida ou em vários, já comeu o sorvete de coco do caixote, carregado nas costas por vendedores que a pé circulam principalmente no Centro Histórico da capital, em pontos turísticos como na Avenida Litorânea ou em estádios de futebol, por exemplo. Com uma colher o sorvete é colocado em camadas, as famosas “raspas” em uma casquinha crocante, que só se encontra nessas terras. Bem diferente daqueles cremosos que se compra em lojas e com uma receita única, essa delícia refrescante já é considerada por muitos, patrimônio gastronômico do estado, por existir nessa modalidade de apresentação, sabor e textura somente aqui.
Todas essas características levaram o advogado Lívio Estrela, 29 anos, a pensar em fazer deste produto um negócio. A ideia surgiu há cinco anos, mas só no final de 2015 ele resolveu compartilhar a intenção com o também advogado Pedro Sá, 29, que não pensou duas vezes e abraçou o novo projeto. Em seguida os advogados elaboraram o conceito da marca e método de vendas, que a principio seria em uma loja física em um shopping, mas os sócios perceberam que entre os diferenciais, as vendas seriam no formato delivery, trabalhando exclusivamente com encomendas. O nome SorveteCoco além de descrever o produto, reproduz o som que sai do grito dos vendedores que acham mais fácil engolir o “de” da frase “ Sorvete de coco” ao anunciar o sorvete.
“Eu vi o sorvete como um produto vendável e que as pessoas se identificariam bastante, por trazer a caracterização da cidade, agregando valor”, afirma sócio Lívio Estrela.
Após vários testes para se chegar à receita ideal, as vendas oficiais começaram dia 10 de abril. Em uma semana cerca de 250 a 300 litros do sorvete de coco foram vendidos. A divulgação da marca acontece exclusivamente pela internet, através de contas da SorveteCoco em redes sociais, onde os pedidos podem ser feitos.
“O retorno tem sido positivo e foi bem além do esperado, principalmente no primeiro dia de vendas”, acrescenta o sócio Pedro Sá.
Quem faz o pedido recebe em casa o sorvete com casquinha crocante em uma embalagem pra lá de caprichada. O caixote consiste em um isopor com dois litros de sorvete, dentro de uma estrutura em MDF que leva ainda uma lata reciclada com as tão desejadas casquinhas. Os azulejos colônias ganham vez no emblema da marca.
Sorvete

Os sócios que não pretendem deixar de atuar como advogados, mal começaram no rama empresarial e já pensam em ampliar o negócio. “ Os planos são de uma loja física, onde a linha de produção funcione no mesmo local. Além disso pretendemos ampliar o atendimento para eventos”, pontua Estrela.

Queridinho do instagram
Mais de 30 publicações já foram feitas na conta @SorveteCoco de clientes que compraram o produto em uma semana de lançamento da marca. Eles fazem questão de ter um registro com o caixote no ombro ou do sorvete com a casquinha. Já são mais de dois mil seguidores que apreciam essa iguaria maranhense.
Ficha técnica
Empresa: SorveteCoco
Proprietários: Os sócios Lívio Estrela e Pedro Sá
Encomendas: Pelo aplicativo WhatsApp 9 82581468. Os pedidos podem ser feitos a partir das quartas-feiras em horário comercial, as entregas são programadas por turnos e acontecem nas sextas-feiras a tarde, sábados e domingos o dia todo.
Produto: Caixote em estrutura de MDF, isopor com dois litros de sorvete de coco, latinha personalizada com oito casquinhas R$ 85.
Isopor da marca com um litro de sorvete e quatro casquinhas R$ 30. Quem preferir pode adicionar mais casquinhas pagando um pouco mais.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias