Exposição

Beto Lima volta a expor no Fórum em São Luís

“São imagens que tocam o artista e ficam guardadas em nossa memória e depois vêm à tona por meio da pintura”, conta Beto Lima

O artista plástico maranhense Beto Lima retorna à galeria de arte do Fórum de São Luís com 16 obras criadas exclusivamente para a exposição. São telas que retratam o olhar do artista sobre diversos temas e locais em que esteve ou morou, a exemplo de Veneza e Roma (Itália) e dos municípios maranhenses de Araioses, sua cidade natal; e São Luís, onde vive desde a adolescência.
“São imagens que tocam o artista e ficam guardadas em nossa memória e depois vêm à tona por meio da pintura”, conta Beto Lima. Esse é o caso da Praça de São Marcos, em Veneza, e da Ponte Sant’Angelo, em Roma, onde esteve para sua primeira exposição fora do Brasil, em 2006, retornando à Itália em 2008 para receber a premiação com a obra “Futebol na Favela”.
Todas as obras da exposição “Os olhares de Beto Lima”, em cartaz no Fórum de São Luís, foram criadas a partir do uso da espátula na técnica óleo sobre tela. Entre os 16 quadros há também imagens do Porto de Conceição, no município de Araioses, onde brincava e pescava quando criança. De São Luís, o artista expõe obras inéditas como o antigo Portinho, Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande), ruas e casarões do Centro Histórico, além de cenas de pescadores. A obra que ele doará para o acervo permanente do fórum retrata o por do sol, visto das dunas de Barreirinhas, no interior do Maranhão.
A exposição fica em cartaz até o dia 30 deste mês e está aberta ao público das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Galeria de Artes Celso Antônio de Menezes, localizada no hall do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).
Beto Lima foi um dos artistas que integrou a coletiva de inauguração da galeria, em agosto de 2014, uma iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça e da Diretoria do Fórum, para promover as manifestações em diversos campos da cultural (teatro, música, pintura, fotografia, entre outras). Ele participou também de mais duas exposições no espaço de arte, sendo uma coletiva e outra individual.
Beto Lima, que pinta há mais de 28 anos, expôs pela primeira vez em 2005, na galeria Ambrósio Amorim (Rua Afonso Pena), no Centro Histórico de São Luís, e não parou mais. Artista reconhecido, ele traz na bagagem várias premiações, como o primeiro lugar no Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, promovido da Fundação Municipal de Cultura, em 2006; além de menção honrosa no Prêmio de Artes Plásticas Márcia Sandes, em 2007, promovido pelo Ministério Público do Maranhão. Além da Itália, tem trabalhos expostos na Suíça, França, Holanda e Espanha.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias