Durante 30 anos, o nome de Xuxa Meneghel foi associado ao da Rede Globo, emissora pela qual apresentou programas duradouros como Xou da Xuxa, Xuxa Park e Planeta Xuxa. No entanto, após o encerramento — e não renovação — do contrato com a emissora de Roberto Marinho, que já há algum tempo vinha deixando Xuxa à margem de sua programação, ela encontrou um lar na TV Record. O novo programa, que estreou ontem levando o nome da apresentadora, vinha cercado de expectativas.
O formato escolhido para a nova fase da apresentadora vem de uma receita de sucesso, o talk-show da norte-americana Ellen DeGeneres. A Rainha dos Baixinhos não teve a mesma espontaneidade nem o teor de comédia da original Ellen, mas proporcionou ao público e às redes sociais uma coletânea de memes que renderão até o fim da temporada. Xuxa foi o principal tema do Twitter na noite de segunda.
Um dos pontos altos do programa, inclusive, foi quando Xuxa pediu desculpas à Cláudia (que na verdade se chama Érica), do famoso meme “senta lá, Cláudia”, de um vídeo que fez sucesso há alguns anos nas redes sociais. A apresentadora deu a “Cláudia, senta lá” uma cadeira fixa no programa. “Tá aí essa cadeira. Ela vai ser sempre sua. Se você não quiser sentar, você pode ficar andando pelo programa, sei lá, né”, brincou.
A apresentadora também recebeu parte do elenco da novela Os dez mandamentos no programa, além da participação do jogador Neymar, do cantor Alexandre Pires e até recadinho de Tom Cruise, astro de Missão: impossível – nação secreta. As atrações foram suficientes para garantir 10.1 pontos de audiência para a Record, números que aumentaram em 84% o ibope da emissora. Apesar da popularidade, a rede Globo, antiga emissora de Xuxa, ainda liderou a noite de segunda, com 20 pontos.
Quando um fã fez menção ao conto da princesa que beija o sapo para que ele se transforme em príncipe, Xuxa não perdeu tempo e disse gargalhando ao namorado Junno Andrade: “É por isso que você é um sapo, Junno. Adora perereca”. Sem papas na língua, a apresentadora acrescentou que uma frase do tipo seria cortada se acontecesse na emissora anterior, uma clara alfinetada a sua anterior empregadora.