O escritor maranhense Paulo Oliveira se prepara para o lançamento do livro “Recontando a história de Guimarães” que conta a história da cidade, localizada no litoral do estado. O lançamento da obra acontece neste sábado, dia 15, na colônia de pescadores da cidade.
O título elaborado pelo promotor aposentado Paulo Oliveira, 66 anos, conta um pouco da história da cidade, desde sua fundação até os dias atuais. Durante dois anos o autor reuniu fotos, poemas e depoimentos o autor registrou as belezas naturais, arquitetônicas, eventos culturais e históricos de um município que foi colonizado no final do século XVI com a construção de um forte na baia de Cumã, para vigiar possíveis movimentos de invasores em direção a Alcântara e São Luís.
“O livro é uma produção rica de informações, idoneidade e autenticidade, pois falo das fontes onde pesquisei, não inventei nada, afinal de contas ele é um documento que registra a historia da cidade e do maranhão”, afirma o escritor.
Paulo Oliveira tem mais de dezessete livros publicados. Ele dedicou 50 anos de sua vida para escrever e traz em mais um trabalho a história da cidade amada. ”Eu fiz esse livro com apego e com dedicação, pois Guimarães é minha mãe e por ela tenho muito amor ”.
Mesmo com muitas dificuldades e com seu problema visual, o escritor não deixa de fazer o que gosta, e segundo ele mais um trabalho deve ser lançado até o final do ano. Devido a visão limitada por causa de uma doença, Paulo utiliza meios alternativos, como aparelhos de som e também conta com a ajuda do filho para escrever suas inspirações.
O autor informou que a cidade de Guimarães fará a instalação da academia guimaranense de letras e dentro da programação será feito o lançamento oficial do livro. O evento será aberto ao público na colônia de pescadores da cidade ás 16 horas do dia 15 de agosto.