VARIEDADE CULTURAL

Centro Histórico recebe atrações do “Mais Cultura e Turismo” nesta quinta-feira

Variedade cultural é o que público encontrará nesta semana no “Mais Cultura e Turismo”, que acontece na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. O projeto, que é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e Cultura (Secma), apresenta o que há de mais autêntico nas […]

Boi

Variedade cultural é o que público encontrará nesta semana no “Mais Cultura e Turismo”, que acontece na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. O projeto, que é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e Cultura (Secma), apresenta o que há de mais autêntico nas manifestações populares maranhenses, tanto para o visitante, quanto para o morador de São Luís. Nesta quinta-feira (6) a programação inicia às 18h e na sexta (7) às 19h.

Harmonia, autenticidade e tradição são características do primeiro dia de atrações do “Mais Cultura e Turismo”. Apresentam-se nesta quinta-feira o Cacuriá de Dona Teté, Regional Pixinguinha, Alexandra Nicolas e Boi Encanto da Ilha.
A abertura fica por conta do Cauriá de Dona Teté, que teve origem em uma cerimônia religiosa. A dança e todos os seus movimentos foram criados pelas caixeiras da festa do Divino Espírito Santo, sob o comando de dona Teté, que após se dedicarem ao toque das caixas, se reuniam para comemorar e homenagear, por meio da dança, o Divino.
Atualmente o Cacuriá de Dona Teté ganhou ainda mais força e fôlego com o lançamento do CD Serra do Mar, durante o São João 2015. “Não é somente a atração, por trás vem toda uma história construída pela vivência das pessoas e identificada como cultura popular. É isso que o ‘Mais Cultura e Turismo’ está fazendo, reforçando as tradições maranhenses e apresentando a todos, sejam eles moradores ou turistas”, enfatizou a secretaria de Estado de Turismo, Delma Andrade.
Baixe o livreto com toda programação do Mais Cultura e Turismo clicando aqui.
A atração seguinte promete trazer os clássicos do chorinho, com destaque para músicas de mestres como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. É o Regional Pixinguinha que vai abrilhantar a noite com o melhor daquele que é considerado a primeira música popular urbana tipicamente brasileira, o choro. Os instrumentos como flauta, bandolim, cavaquinho, violão, pandeiro entre outros e as melodias cantadas pelo grupo encantarão o público do “Mais Cultura e Turismo”.
Do choro a irreverência de Alexandra Nicolas, que se apresenta pela segunda vez no palco da Praça Nauro Machado. Encerrando a noite de quinta-feira, se apresenta no palco do “Mais Cultura e Turismo” o Boi Encanto da Ilha. São mais de 15 anos de tradição, trazendo o ritmo de orquestra. A apresentação está marcada para as 21h.
Na sexta-feira (7), a programação inicia às 19h e presenteia o público com o Boi da Ilha de Orquestra, Boi Fé em Deus e o tradicional Pirilampo. As atrações do “Mais Cultura e Turismo” seguem por todo o mês de agosto sempre as quintas e sextas-feiras, na Praça Nauro Machado. O grande encerramento será no Ceprama, dia 29, com shows de Luiz Melodia, Papete e Divinas Folioas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias