Entre os dias 14, 15 e 16 de julho, a banda paraense Lauvaite Penoso realiza o projeto “O Tambor e o Corpo Soam”, oficina de Percussão e Dança dos Ritmos Paraenses, como o Carimbó e Lundu, em São Luís (MA).
Primeiro, nos dias 14 e 15, a oficina será realizada no Laborarte, das 19h às 21h. Na sequencia, nos dias 15 e 16, os encontros acontecem na sede do Boi de Pindaré, das 17h às 19h. (Veja mais detalhes nas artes abaixo).
A oficina, com custo da inscrição de R$ 20, tem como objetivo intercambiar experiências culturais entre Pará e Maranhão, envolvendo as expressões de música e dança, presentes nas manifestações com fortes elementos indenitários da cultura paraense, como o Lundu e o Carimbó.
“O Carimbó, manifestação registrada como patrimônio cultural brasileiro, assim como o Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula do Maranhão, merece que todos os seus saberes e fazeres sejam valorizados e difundidos nos mais variados espaços, pelos mais diferentes sujeitos.”, explica um dos professores da oficina, Junior Dusi.
De Belém (PA), o grupo Lauvaite Penoso é formado pelo baterista Junior Dusik, Rodrigo Ethnos (vocal e percussão), Gabriela Mauriti (vocal), Vitor Gonçalves (baixo), Johnny Craveiro (violão), Diogo Craveiro (guitarra), Gley Mureta (percussão) e Thiago Marinho (percussão).