MÚSICA

Novos artistas conquistam público com discos autorais e inovadores

Duda Brack, Caio Prado, Mosquito e Carne Doce apresentam disco de estreia elogiados por público e crítica

ddd

O mercado musical independente já não exibe a fragilidade de outrora. Com cada vez mais frequência, jovens artistas têm se dedicado a abraçar um trabalho autoral e, mesmo sem o suporte de grandes gravadoras, conquistado o respeito de público e crítica. Caso da gaúcha Duda Brack. Ela não frequenta o cenário mainstream. Não tem contrato com corporações musicais. Ainda assim, com É, Brack despertou atenção do público para um trabalho coeso.

A maturidade artística foi conquistada a passos lentos. A boa música pediu passagem desde cedo, aos 15 anos. Hoje, garante não ser apenas uma intérprete. “O cantar e o fazer artístico são arquitetar o universo e fazer as coisas dialogarem, encontrar um lugar meu, onde me sinto menos inadequada no mundo. Isso vai da fonte e do encarte do disco até a forma que vou cantar. Meto o bedelho em tudo”, explica, em entrevista ao Correio. Aos 21, lança o primeiro CD, acompanhada por Gabriel Ventura (guitarra), Gabriel Barbosa (bateria) e Yuri Pimentel (baixo) e com produção de Bruno Giorgi, filho de Lenine. Híbrida entre MPB e indie rock, Duda não assina as letras, mas as toma para si.
A gaúcha comprova em É ter o mesmo domínio vocal que artistas como Björk. É intensa, sem recorrer a falsetes. Brack transforma acordes em uma arquitetura sonora moderna, capaz de reunir opostos como o grunge e a Tropicália. “A partir da segunda década dos anos 2000, começou-se um processo de entendimento de que a música precisa falar com o agora, com o nosso tempo”, avalia.
É
Primeiro disco de Duda Brack. Independente, 8 faixas. Disponível para download no site www.dudabrack.com.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias