O livro de Fábio Haendel, Antes das Nuvens, será lançado nesta sexta, 3, às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande). Além da sessão de autógrafos, evento terá pocket show do autor com participações especiais do poeta Celso Borges, do compositor Marcos Magah e da artista visual Graça Soares.
Antes das Nuvens é a estreia poética de Fábio Haendel, menestrel urbano presente no cenário poético musical de Salvador (BA) há mais de dez anos. Haendel transita desde a adolescência entre notas musicais e texturas, paletas de cores e grafites, acordes vocais e versos. Suas estrofes poéticas brincam com a sonoridade e o sentido das palavras, passando ao largo da métrica e da rima, movendo-se no território do coloquial e da prosa.
“Talvez, alguns torçam o nariz diante da estreia literária deste artista visual e músico. Afinal, a sua poesia não é daquelas que definem os verbetes específicos, que festejam os críticos ou que almejam a perenidade dos acadêmicos”, afirma a jornalista e poeta Katia Borges, qua assina a orelha do livro. Segundo ela, Haendel faz de Antes das Nuvens, “um veículo de ideias, tela colorida por palavras, coletânea de letras, canções que experimentam aqui nova via criativa de suporte e de expressão”.
Escrevo versos, estrofes, troféus e catástrofes. Escrevo a história que traça o homem no mesmo papel que a traça come, afirma Fábio em um dos poemas do livro. Seus versos trazem uma inquietação quase juvenil em relação ao mundo e a idealização de um eu poético, que ora defende uma ideologia humanista, ora ensaia a fuga rumo a um novo planeta e a um modo alternativo de vida. “Ando nos contornos das nuvens baixas das altas estações, eu tenho uma bússola na sola do pé, eu vou na direção que eu quiser”.
Anota aí!
O quê? Lançamento do livro Antes das Nuvens, de Fábio Haendel
Quando? Sexta-feira, 3, à 19h
Onde? Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande)
Quanto? Aberto ao público