Foto: Divulgação.
O cineasta carioca Cavi Borges apresentará oficina especializada em como fazer um filme com baixo orçamento
Com o intuito de manter a excelência desenvolvida em quase quatro décadas de evento, a produção do 38º Festival Guarnicê de Cinema adiou a edição de 2015. O projeto será realizado entre os dias 17 e 22 de agosto. O Guarnicê é tradição no calendário de atividades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e traz aos participantes diversas mostras, oficinas, palestras e outras atrações que exploram experiências no campo da produção audiovisual.
Na programação, mais de 100 horas de filmes, oficinas, workshops, mesas redondas, vivência em audiovisual e sessões de cinema serão oferecidos. “O nosso compromisso é continuar proporcionando aos inscritos uma programação criativa, inovadora e de alta qualidade. Um espetáculo de cinema muito melhor para todos nós que promovemos, aos profissionais do cinema e ao público.”, comenta o coordenador do festival, Gersino Santos.
Criado em 1977, pela Universidade Federal do Maranhão, o Festival Guarnicê de Cinema é o quarto mais antigo do país e o segundo mais antigo promovido por universidades públicas brasileiras. Tem como finalidade incentivar e difundir a produção audiovisual procedentes de diversas regiões do país, oportunizando a comunidade um enriquecimento importante não apenas para a apreciação mais produtiva dos trabalhos artísticos, mas também para uma relação mais rica e inventiva com a sua própria realidade. É caracterizado por sua atuação multi e interdisciplinar, promovendo o intercâmbio entre os realizadores e a comunidade em geral, oferecendo uma diversificada experiência cinematográfica através de uma intensa programação, totalmente franqueada ao público.
Vale destacar que as atividades do Guarnicê serão realizadas em vários pontos da cidade, são eles: Cine Praia Grande, Casa do Maranhão, Teatro João do Vale, Teatro Alcione Nazareth e Teatro da Cidade. É importante que, no momento da inscrição em cada oficina e/ou palestra oferecida, o participante confira em qual dos pontos será praticada a programação.
De olho nas tendências do mercado
Antenado com as novidades e transformações que o setor do audiovisual tem vivido, o 38º Festival Guarnicê de Cinema convocou gente de peso da área para ministrar as oficinas e um dos momentos mais aguardados da programação do festival será a palestra ministrada pelo cineasta carioca Cavi Borges, que virá a São Luís ensinar técnicas para criar filmes com baixo orçamento.
Para os interessados em conhecer um pouco mais a história do cinema e a criação de webseries, não pode perder as oficinas O gênero do filme: um passeio pela história do cinema, por Davi Coelho e Webséries: do roteiro à prática, com Alexandre Bruno.
Para esta edição, Marco Aurélio Ribeiro, presidente da Associação Curta Minas/ABD-MG e vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD Nacional), vai ministrar a oficina de Direção de fotografia. Outro mineiro importante que estará presente durante o Festival Guarnicê é Richardson Nicola Pontone com a oficina Teorias da Montagem Cinematográfica. Richardson é professor, documentarista e especialista em Rádio e TV.
Anota aí
O QUÊ: 38º Festival Guarnicê de Cinema
ONDE: Cine Praia Grande, Casa do Maranhão, Teatro João do Vale, Teatro Alcione Nazareth e Teatro da Cidade
QUANDO: 17 a 22 de agosto
QUANTO: Inscrições gratuitas
REALIZAÇÃO: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)