O Festival de Música Barroca de Alcântara segue com o firme propósito de cumprir com a sua função cultural e socioeducativa. Este ano, na capital e no interior, o objetivo é reviver a música que tinha como missão catequizar e educar. A música jesuítica que foi disseminada e levada pelos missionários jesuítas, que logo perceberam na música um meio eficaz de sedução e convencimento dos indígenas. Estes eram fascinados pelos cantos e as músicas trazidas da Europa. Apesar das poucas pesquisas existentes sobre o assunto, sabe-se que esta atuação musical dos jesuítas influenciou sobremaneira tanto na formação da cultura brasileira como na criação específica de identidades culturais regionais, sobretudo a maranhense.
A IV edição vem com o tema A Música no Tempo dos Missionários Jesuítas em que ressalta a integração dos países que foram colonizados pelos jesuítas. A importância dos jesuítas na História do Brasil é imensa e pode ser avaliada através do destaque que ainda hoje têm figuras do porte de Anchieta, Nóbrega e Vieira, três dos muitos discípulos de Inácio de Loyola que tiveram um papel fundamental na formação da identidade brasileira. Os primeiros jesuítas chegaram aqui apenas nove anos após a fundação da Companhia de Jesus em 1540 e durante mais de dois séculos (de 1549 a 1759), participaram ativamente do nosso processo colonizador.
“É inegável essa contribuição para a música brasileira. E queremos com o Festival fazer o que era feito no passado nas missões, que é integrar por meio da música, oportunizar a música erudita para vários públicos que não tem acesso”, comenta o coordenador geral do Festival, Bernard Vassas.
E a quarta edição do Festival começa no próximo dia 16 e se estenderá até o dia 22 de julho com uma rica e vasta programação nas cidades de Alcântara, Bacabeira, Rosário e São Luís; este ano, a programação incluirá além de concertos com grupos locais, nacionais e internacionais, ações pedagógicas, sociais, uma conferência sobre integração social e música erudita no Auditório do Tribunal de Justiça do Maranhão (Praça Dom Pedro II), e apresentações no hospital Aldenora Bello e na Penitenciária de Pedrinhas. A organização é da produtora Equinox do Brasil.
No dia 22 julho, por exemplo, o evento terá continuidade, às 14h, com apresentação musical e ação pedagógica para crianças e mulheres do Hospital Aldenora Bello, sob o comando do Ars Longa. Depois, às 17h, será a vez da ação pedagógica e do concerto do grupo Paraguay Barroco, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
“O festival está melhor a cada ano. Este ano será mais longo com 7 dias, está mais internacional com grupos de Cuba, Venezuela e Paraguai e teremos mais ações pedagógicas. No dia 20, por exemplo, à tarde, haverá um seminário sobre música erudita e integração social como propósito de educar a juventude por meio da música erudita. Serão 15 concertos este ano e ações pedagógicas diferentes no hospital e no presídio atendendo a um público que não tem acesso a essas obras, formando um outro tipo de público”, revela Bernard Vassas.
Bacabeira abre programação
O evento começa pelo município de Bacabeira às 16h30, com ação pedagógica apresentada pelo grupo Bumba Ópera, seguida de cortejo até a Igreja Imaculada Conceição. Depois, alunos da Escola de Música de Bacabeira apresentarão o primeiro concerto. À noite, será a vez do concerto do grupo Zarabanda, às 19h, na Igreja Imaculada Conceição, seguido de outro com Bumba Ópera, na mesma igreja.
No dia seguinte, a programação acontecerá em Rosário, começando com ação pedagógica. Na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, será apresentado concerto com o Grupo Ars Longa (Cuba) e a programação será encerrada com o Bumba Ópera.
Nos dias 18 e 19, o festival seguirá para Alcântara, onde haverá ações pedagógicas no Museu Histórico da cidade, sob o comando dos grupos Ars Longa e Paraguay Barroco (Paraguai). Na Igreja do Carmo, às 19h, acontecerá a solenidade de abertura, seguida dos concertos com Ars Longa e Paraguay Barroco. No dia 19, haverá ação pedagógica com Bumba Ópera e, à noite, concerto do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF), encerrando com Bumba Ópera.
Música em São Luís
Nos dia 20 e 21 a programação será realizada em São Luís, começando às 15h, com a Conferência Integração Social e Música Erudita: Experiências Pedagógicas e Modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil), no Convento das Mercês. Em seguida haverá um cortejo até a Igreja da Sé com representantes da Festa do Divino Espírito Santo, às 18h. Depois, às 19h, haverá o concerto do Conjunto de Música Antiga da UFF, na Igreja da Sé, seguido do conjunto Ars Longa.
No dia 21 haverá concertos com Zarabanda e Paraguay Barroco, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), a partir das 20h. Nessa mesma noite acontecerá a entrega do Prêmio Equinox. As ações sociais serão no dia 22, no Hospital Aldenora Bello e em Pedrinhas.
Sobre os grupos
Ars Longa
O Conjunto de Mu?sica Antiga Ars Longa, criado por Teresa Paz e Aland Lo?pez em 1994, pertence desde 1995 ao Escrito?rio do Historiador da Cidade de Havana. Composto por mu?sicos graduados em conservato?rios de Havana e do Instituto Superior de Arte, o conjunto dedicou-se ao estudo e pesquisa de diferentes peri?odos e estilos musicais, da Idade Me?dia ao Barroco. Ocupa um lugar importante em seu reperto?rio a mu?sica do peri?odo dos vice-reinados na Ame?rica e, a partir da pesquisa do mais antigo legado musical cubano, Ars Longa abordou a interpretac?a?o e registro de verso?es histo?ricas da obra de Esteban Salas (Cuba, 1725-1803) maestro de Capela da Catedral de Santiago de Cuba entre 1764 e 1803. Tem oferecido inu?meros concertos nas mais prestigiosas salas do país, bem como apresentac?o?es em importantes festivais e eventos nacionais e internacionais.
Bumba Ópera
Fundado em 25 de novembro de 2011 por Gustavo Santos Correia e formado por mu?sicos e cantores eruditos e populares, o Coro e Orquestra Experimental Bumba O?pera tem como objetivo contribuir para fomentac?a?o de reperto?rio para a mu?sica drama?tica brasileira sobre estruturas musicais socialmente comuns em nosso pai?s, priorizando formas como cantatas, orato?rios, o?peras e musicais que equilibram mu?sica erudita e mu?sica nativa de va?rias regio?es do pai?s. Nesta oportunidade interpretara? o orato?rio popular “A Lenda da Serpente”, premiada em 2013 pela Fundac?a?o Nacional de Arte.
Paraguay Barroco
Criado por “Le Couvent”—Centre International des Chemins du Baroque— e dirigido por Judith Pacquier, com a intervenc?a?o do violinista barroco Olivier Briand, os jovens mu?sicos que compo?em o ensemble aperfeic?oaram-se na Franc?a, o Paraguai e o Peru, realizando numerosas tourne?es e tornando-se embaixadores culturais do Paraguai mundo afora. Consagrados a? mu?sica dos se?culos XVII e XVIII, abordam os reperto?rios que va?o da mu?sica barroca e pre?-barroca ate? as obras de expressa?o popular da Ame?rica Latina, derivadas do imenso corpus do barroco latino-americano. Tem contribui?do a? difusa?o da mu?sica barroca, em numerosos workshops e formado novas gerac?o?es de jovens inte?rpretes amadores. Seu perfil multifacetado lhes permite tocar, teatralizar e cantar, diversificando seus recursos visuais e sonoros numa verdadeira festa.
Conjunto de Música Antiga da UFF
Recriar a sonoridade da Idade Me?dia e do Renascimento, buscando entreter o espectador com o fasci?nio das mu?sicas e histo?rias presentes nesses ricos reperto?rios, resgatando e transmitindo na?o apenas a mu?sica, mas a pro?pria visa?o de mundo dessas e?pocas. Esse e? o objetivo do conjunto Mu?sica Antiga da UFF que vem cumprindo ha? trinta anos, o princi?pio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensa?o, como um processo formativo que busca tambe?m o intercâmbio do aluno com a sociedade. Composto por Lenora Pinto Mendes, Leandro Mendes, Ma?rcio Paes Selles, Ma?rio Orlando e Virginia Van der Linden – todos mestres e doutores –, o grupo continua pesquisando e descobrindo novas formas de levar ao pu?blico a cultura, a mentalidade e a mu?sica desenvolvidas na Europa Ocidental ao longo de seis se?culos e que esta? na base da formac?a?o cultural do Brasil. O programa “A Mu?sica no tempo dos Jesui?tas”, traz um pouco da mu?sica produzida nas Ame?ricas, espanhola e portuguesa no “Siglo de oro” que forjou os contornos da Arte Barroca tambe?m chamada Arte da Contra Reforma.
Zarabanda
Zarabanda é um conjunto dedicado à interpretação musical historicamente informada. Como projeto artístico, tem entre seus propósitos projetar-se nas diferentes áreas em que os seus integrantes atuam: família, escola, comunidade, orquestras, academias. O conjunto trabalha em um programa de aulas e recitais com jovens do Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, ao qual o conjunto pertence. Participaram dos festivais Yes Bach, Viva Vivaldi, Zelenka Cycle e Decus Mundi. Fazem parte também da Orquestra Barroca Juvenil Simón Bolívar, primeiro agrupamento inteiramente dedicado ao repertório barroco na Venezuela. Desde a sua criação em 2011, Zarabanda vem abordando as obras dos maiores representantes do Barroco europeu, como Bach, Handel, Vivaldi, Scarlatti, Couperin e muitos outros.
Programação
16 Julho – Bacabeira
16h30 Ação Pedagógica Bumba Ópera
18h Cortejo até a Igreja Imaculada Conceição
18h45 Apresentação de alunos Escola de Música de Bacabeira
19h Concerto Zarabanda Igreja Imaculada Conceição
20h Concerto Bumba Ópera Igreja Imaculada Conceição
17 Julho 2015 – Rosário
17h Ação Pedagógica Bumba Ópera
19h Concerto Ars Longa Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
20h Concerto Bumba Ópera Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
18 Julho 2015 – Alcântara
15h Ação Pedagógica Ars Longa Museu Histórico
17h Ação Pedagógica Paraguay Barroco Museu Histórico
18h Cerimonial de abertura
19h Concerto Ars Longa Igreja do Carmo
20h Concerto Paraguay Barroco Igreja do Carmo
19 Julho 2015 – Alcântara
16h30 Ação Pedagógica Bumba Ópera Museu Histórico
19h Concerto Conjunto de Música Antiga da Uff Igreja do Carmo
20h Concerto Bumba Ópera Igreja do Carmo
20 Julho 2015 – São Luis
15h Conferência Integração Social e Música Erudita. Experiênças pedagógicas e modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil)
Convento das Mercês
16h Debate
18h Cortejo até a Igreja da Sé de Representantes da Festa do Divino de Alcântara
19h Concerto Conjunto de Música Antiga da UFF Igreja da Sé
20h Concerto Ars Longa Igreja da Sé
21 Julho 2015 – São Luis
20h Concerto Zarabanda
21h Concerto Paraguay Barroco
22h Noite de Clausura
Entrega do Prêmio Equinox Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)
22 Julho 2015 – São Luís
Ações sociais
9h Apresentação musical e ação pedagógica para crianças e mulheres do Instituto Dino
Ars Longa Instituto Nacional de Oncologia Aldenora Bello – Instituto do Cáncer – São Luís
14h Ação pedagógica e concerto Paraguay Barroco
Complexo Penitenciário de Pedrinhas – São Luís
A presença dos jesuítas foi vital no Maranhão. Na “Crônica da Missão do Maranhão”, escrita em 1698, o Padre João Felipe Bettendorf descreve suas experiências pessoais nas missões locais e refere-se à praticas musicais em vários trechos dessa crônica, onde faz claras referências a índios músicos (geralmente chamados de “charameleiros” ou “mestres de capela”). Vale ressaltar que um dos principais relatos de autoria jesuítica, foi mais tarde escrito pelo Padre Jose de Morais, em 1759, com o titulo “A historia da Companhia de Jesus na extinta Província do Maranhão e Pará”.