ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS

Turíbio Santos toma posse na AML com direito a concerto beneficente

Ele é considerado um dos maiores violonistas clássicos da atualidade e será condecorado em evento na Acadamia Maranhense de Letras

Turíbio

O violonista maranhense Turíbio Santos tomará posse de uma vaga especial na Academia Maranhense de Letras, na noite desta quarta-feira (17). Considerado um dos maiores violonistas clássicos da atualidade, Turíbio mora hoje na cidade do Rio de Janeiro, porém nunca abandonou o carinho e amor por sua terra natal.

Turíbio Santos foi eleito em outubro passado e ocupará a cadeira nº. 28, que pertencia ao poeta José Chagas, falecido em maio de 2014. O evento de posso, restrito somente para convidados, será realizado na Casa de Antonio Lobo (Rua da Paz, 84, Centro) e no dia seguinte, quinta-feira (18), será a vez do mesmo local receber um concerto beneficente do violonista – a renda será revertida em favor da AML.
Com 72 anos de idade, Turíbio Santos é um dos mais conhecidos e respeitados violonistas no mundo. Radicado no Rio de Janeiro, já morou na França e é dono de discografia monumental, com destaque à divulgação da obra de Heitor Villa-Lobos. Para ele, é uma emoção indescritível assumir uma cadeira tão importante na AML. “Fica difícil encontrar palavras para descrever um momento especial desse nível, pois sou muito ligado a São Luís e carrego para onde vou as raízes maranhenses que vivem dentro de mim. Carrego memórias inesqueciveis como quando ficava na Rua das Hortas, no Centro, n’um casarão daqueles maravilhosos, com o quintal enorme. O que isso faz com a cabeça de uma criança é espetacular. Eu tenho lembranças assim, de ficar esperando o bonde, enfim, São Luís representava liberdade pra valer”, relembra o músico.
Turíbio 2

Outro destaque na história de vida de Turíbio Santos por ele. Heitor Villa-Lobos e o violão [1975], Segredos do violão [1992], Mentiras… ou não? Uma quase autobiografia [2002] e Álbum de retratos – Turíbio Santos (de Hermínio Bello de Carvalho) [2007], além da recém-lançada autobiografia Caminhos, encruzilhadas e mistérios [2014], cujo encarte traz um dvd com o músico executando peças de Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Chiquinha Gonzaga são as obras que imortalizaram Turíbio no campo da literatura.

A carreira de Turíbio teve início em um concerto em julho de 1962, num completamente lotado Teatro Arthur Azevedo (TAA), realizado na época pela Sociedade de Cultura Artística Maranhense (Scam). Uma das primeiras pessoas a apostar no talento do violonista foi a pianista Dona Lilah Lisboa (justamente aquela que dá nome à Escola de Música do Estado do Maranhão), que após ver Tubíbio tocar numa festa, ficou encantada e decidiu convidá-lo para investir em um aprendizado e, consecutivamente, em uma carreira profissional, isso tudo quando ele ainda tinha apenas 19 anos. “Lembro dela comentando: ‘Turíbio, você tem que vir!’e eu responde apenas que se ela pagasse a passagem de meu pai, eu faria o concerto em São Luís. Ela topou e eu fiz o primeiro evento onde toquei oficialmente aconteceu. Logo nos dias seguintes eu fiz uma apresentação para o Sesc, no mesmo local”, comenta.
Semana passada o violonista realizou três concorridas apresentações no Clube do Choro de Brasília (DF). Sobre o concerto que fará um dia após a posse na AML adiantou que buscará lembrar parte do repertório do primeiro concerto, há mais de 50 anos.Turíbio Santos já gravou 65 discos e dividiu palco com grandes orquestras do país e do mundo. Foi ele quem criou a Orquestra Brasileira de Violões em 1985. Ele também foi presidente da Academia Brasileira de Música, fundada por Villa Lobos. Vale ressaltar que os ingressos para o concerto beneficente em São Luís, na próxima quinta- feira, custam R$ 50,00 e podem ser adquiridos pelo telefone (98) 99909-0653. A iniciativa foi do próprio músico.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias