Foto: Divulgação.
O boi de Axixá é atração do Balaio de Sotaques
O Balaio de Sotaques, realizado pelo Sesc-MA, reúne atrações para todos os gostos e idades com a apresentação de danças portuguesas, cacuriás, bumba meu boi, entre outras. Além das Unidades Sesc Deodoro e Sesc Turismo, a festança popular também acontece na Raposa neste sábado, dia 20 de junho, a partir das 19 horas, na quadra Poliesportiva Sesc Comunidade. As atrações são Boi Encanto do Olho d’Água, Quadrilha Asa Branca, Tambor de Crioula Fé em Deus e Boi de Sonhos. Toda a programação do Balaio de Sotaques é gratuita.
Este ano, a programação do Balaio de Sotaques também se estende aos bairros Divinéia e Maiobão. No primeiro, os moradores brincam ao som do Boi Upaon Açu, no dia 26, na Escola Orlando Araújo, às 21 horas, enquanto no último a atração é o Boi Mirantes da Ilha, que se apresenta na Associação de Moradores do Maiobão no sábado (27), às 22 horas.
O Balaio de Sotaques resgata nesta edição o bumba meu boi do sotaque Costa de Mão, um dos mais exóticos do estado. Ele retrata a vida dos negros castigados por seus senhores que mesmo com a palma das mãos machucadas tocavam seus pandeiros com a costa da mão. O objetivo do Sesc é valorizar este sotaque presente na região de Cururupu.
Na Unidade Sesc Turismo, o festejo começa no dia de São João, 24 de junho, com o Boi de São Simão e continua com a Quadrilha Flor do Sertão, Boi de Rama Santa, Cia Barrica e o arrasta pé do Forró Bom Demais.
A programação do Balaio de Sotaques segue até o dia 26 de junho na Unidade Sesc Deodoro e 27 no Sesc Turismo com muitas atrações locais, brincadeiras juninas e comidas típicas. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar um quilo de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil Sesc, que será revertido em refeições para as instituições sociais assistidas. A programação completa está no site do Sesc-MA.
Anota aí!
O quê? Balaio de Sotaques do Sesc
Quando? Até o dia 27
Onde? Sesc Raposa, Deodoro e Olho d’Água
Quanto? Gratuita ou 1kg e alimento não perecível