NOSTALGIA

Relembre 5 programas clássicos da antiga MTV Brasil que deixaram saudade

A emissora gerou programas inesquecíveis que fizeram parte da infância/adolescência de inúmeros brasileiros

fgdfgdf
Quem acompanhou a programação da MTV Brasil em seus tempos áureos deve se lembrar de vários rostos que hoje são destaque na TV brasileira e que surgiram por lá, quando os estúdios da emissora ainda pequena funcionavam em um pequeno imóvel de uma extinta rua em Pinheiros.
Astrid Fontenelle, Zeca Camargo, Cuca Lazarotto e Thunderbird foram alguns nomes da primeira geração de VJs da emissora, apresentando programas como “Non-Stop”, “Disk MTV”, “MTV Drops” e afins. A história toda da emissora está no livro “De MTV a Emetevê”, da jornalista Luiza Lusvarghi e através de cada página podemos ver o número expressivo de programas que fizeram sucesso e conquistaram o público pela proposta diferenciada e autêntica que só o canal tinha naquela época.
No dia 30 de setembro de 2013, a MTV Brasil sob o controle do Grupo Abril, finalizou a programação a com s ex-VJ Astrid Fontenelle encerra a programação, uma vez que foi a mesma quem abriu as transmissões há quase 23 anos atrás, encerrando-se, assim, o ciclo de transmissões da MTV Brasil do Grupo Abril de Televisão.
O tempo passou, mas a tão querida e amada MTV Brasil ainda está guardada no coração de milhares de brasileiro e em homenagem ao canal mais “teen” do nosso país de todos os tempos, O Imparcial apresenta abaixo uma lista com cinco programas clássicos da antiga MTV Brasil que deixaram saudade, mas que estão eternizados graças ao poder da internet.
1. Hermes & Renato
O primeiro da lista tinha que ser o Hermes e Renato. O grupo de comediantes carregavam um programa com um humor meio esquisito, bem tosco (aliás, acho que esse lance de chamar tudo de tosco eu aprendi com a MTV) e por muitas vezes sem noção. Era meio Monty Python e, comparado com o seu irmão mais novo, o Comédia MTV, muito mais pesado. Daí também saiu o Massacration, uma banda que brinca com os costumes e o retrato clássico das grupos de metal.
Sem dúvidas os caras entraram pra história como um dos maiores programas de humor que o Brasil já teve. Hermes e Renato foi veiculado originalmente pela MTV Brasil de 1999 a 2009, e em uma segunda fase exibida durante 2013.
Vale a pena demais relembrar quadros criados pela turma como o famoso “Tela Class” e também conferir personagens inesquecíveis como “Cláudio Ricardo”, “Boça” e o “Joselito Sem-Noção”. Abaixo separamos um dos quadros mais hilários do programa, o “Merda Acontece”. Os mestres do vídeos “Do it Yourself” no Brasil.
 
 
 
 
 
 
 
 
 2. Disk MTV
Ao longo da história, o Disk MTV foi um dos programas mais icônicos! Vários Vjs passaram por lá e quando ele terminou, em 2006, o canal bateu o recorde em reclamações de brasileiros querendo que o tal programa voltasse ao ar. Nele, você podia ligar e votar no clipe que queria ver na parada dos mais pedidos! Eu conheci várias músicas e bandas novas por lá. Além disso, também tinham várias entrevistas ao vivo com artistas nacionais e alguns internacionais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 3. Rockgol
Eu acho que quem teve a ideia de colocar vários artistas para disputar um campeonato de futebol deveria ganhar um prêmio! Sou apaixonado por futebol, mas o que a gente via no Rockgol podia ser descrito como qualquer coisa, menos como esporte.
A cereja do bolo eram os narradores Paulo Bonfá e o Marco Bianchi, comentaristas atípicos da televisão brasileira que arrancavam gargalhadas pelo estilo cômico de narração. “Totalmente Excelente”, “Paulo Bonfá Ringling Brothers”, cantar durante a transmissão, entradas duras por trás, “Clésssttooonn”, são jargões que foram eternizados pelo programa.
O humor enraizado no baixo nível técnico dos músicos-jogadores e da narração, geralmente feita por comediantes. As duas primeiras edições do Rockgol não passavam os jogos na íntegra, apenas compactos e reportagens apresentadas pelos VJs da emissora. Além dos jogos o Rockgol ganhou um programa onde o clássico quadro “Bola Na Fogueira” colocava jogadores e astros do mundo do esporte em maus lençóis. Confira:
 
 
 
 
 
 
 
 
 4. Piores Clipes do Mundo
Eis aqui um dos melhores programas da televisão brasileira dedicado aos jovens. Possivelmente um dos produtos da MTV Brasil que deu mais certo, rendendo recordes consecutivos de audiência, batendo programas de grandes emissoras como a Globo e SBT, na época.
O “Piores Clipes” era especializado em mostrar videoclipes de gosto duvidoso em certo tema, que geralmente não passavam mais na programação. O programa também abria espaço para exibição de vídeos caseiros feito pelos telespectadores.
Em 1999 era apresentado por Marina Person, mas foi no ano seguinte com a entrada de Marcos Mion que o atração alcançou o seu auge.2 3 Em 2002, com a saída de Mion da MTV, o programa foi apresentado por João Gordo e Ferrugem e a atração ganhou novos quadros e um novo formato (seguindo o Gordo a Go-Go), passando a ser apresentado ao vivo e com participação dos telespectadores pelo telefone.
 
 
 
 
 
 
 
 
 5. Top Top
No Top Top, a cada semana nós tínhamos um tema e Marina Person e Leo Madeira faziam uma lista dentro dele. Eu aprendi várias coisas sobre o universo musical com esse programa (e tinham alguns que eram muito hilários). O programa ia ao ar toda Segunda às 22h30 e seguia com um “placar” que ia regredindo a medida que o programa passava. No primeiro bloco, são apresentados o 10º e o 9º lugar. No segundo, o 8º, o 7º e o 6º. No terceiro, o 5º, o 4º e o 3º. No quarto e último bloco, são apresentados o 2º lugar, depois é feita de novo a listagem (mais rapidamente) e por fim é apresentado o 1º lugar.
No episódio do link abaixo, eles listaram 10 versões brasileiras de músicas gringas.
 
 
 
 
 
 
 
 
Outros programas que você também precisa relembrar:
Covernation
Beija Sapo
Megaliga de VJs Paladinos
Mochilão MTV
Ponto Pê
 
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias