DIRETO PARA PARIS

Grupo Lamparina será a atração cultural em workshop na França

O projeto preparou um passeio musical através dos ritmos como o Divino, bumba-boi, Coco, Caroço, Cacuriá, Lelê, Xote, Baião, Quadrilha, dentre outros para apresentação em Paris

Lamparina

O Grupo Lamparina vai acender a fogueira da emoção em terras francesas. De malas prontas pra embarcar, levando na bagagem as cores e alegria do Maranhão; a batida das matracas, zabumbas, pandeirões; a beleza dos azulejos, das pedras de cantaria; nossa história, cultura, lendas e poesias, os artistas embarcam neste domingo para a Europa, onde irão representar a cultura maranhense como parte da programação que divulga o Maranhão na França como novo roteiro turístico brasileiro.

Nessa primeira etapa, nos dias 16 e 17 de junho será realizado, na cidade de Paris, o Workshop de apresentação voltado para operadores, agentes de turismo e jornalistas. O grupo Lamparina será a atração cultural demonstrando todos os ritmos e manifestações do Maranhão e do nordeste brasileiro, passando pelo Divino Espirito Santo, Tambor de Crioula, bumba meu boi em seus diversos sotaques (orquestra, Pindaré, zabumba e matraca), coco, entre outros.
Para Paulinho Oliveira idealizador do Grupo Lamparina que se apresenta com 11 integrantes, a escolha para representar o Maranhão é fruto do trabalho construído ao longo desses 9 anos em feiras, intercâmbios culturais, exposições e festas tradicionais. A banda mantém praticamente a mesma formação desde sua criação.
“Estaremos de volta da primeira fase dessa turnê no dia 19 de junho, ainda em tempo de participar das festas juninas maranhenses e das apresentações nos arraiais do Ipem e da Praça Maria Aragão. Essa será a primeira viagem ao exterior do Grupo Lamparina, dentre as que ainda ocorrerão, sendo: Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).
Na bagagem, levaremos um pouquinho de cada manifestação cultural do Maranhão, onde o Grupo fará um passeio musical através dos ritmos como o Divino, Bumba-meu-Boi, Coco, Caroço, Cacuriá, Lelê, Xote, Baião, Quadrilha, Tambor-de-Crioula, dentre outros.
O Grupo está levando para a França as indumentárias que representam cada manifestação, que serão apresentadas durante o show, pelos dançarinos”, conta o músico que compõe o grupo ao lado de Fábio Almeida, Euricélia Coqueiro, Mauro Travincas, Mairla Oliveira, Bira, Regina Oliveira, Thaynara Oliveira, Mister Ribão, Lívia Coelho e Léo Alves.A segunda etapa do projeto será desenvolvida nos meses de agosto e setembro nos países da América Latina: Argentina, Colômbia e Peru.
Formado há nove anos com a ideia original de resgatar a verdadeira musicalidade brasileira, sobretudo a maranhense, o Grupo Lamparina vem conquistando o público pela originalidade, criatividade musical e um vasto repertório com diversos ritmos e sotaques. Formado por músicos e intérpretes com vasta experiência nos espaços noturnos de São Luís, o grupo tem como diferencial em sua formação um trio de mulheres que cantam e tocam instrumentos de percussão. Mairla, Regina e Thaynara formam o trio de vozes do grupo.
Com repertório de canções de compositores como Paulinho Oliveira, Wellington Reis, Makarra, César Teixeira e Ubiratan Sousa, o grupo apresenta espetáculo dançante com diversos ritmos da cultura popular, a exemplo do tambor de crioula, coco, baião, xote, quadrilha, bumba meu boi (sotaques de orquestra, matraca e zabumba), Divino Espírito Santo.
“Embora tenhamos um repertório base, sempre inovamos em nossas apresentações, tanto no repertório, quanto no figurino renovado e caprichado, maquiagem, coreografias, acessórios. Quem nos assiste sempre vai ver algo diferenciado, um show feito com cuidado para agradar nosso público e conquistar outros. E essa viagem é uma ótima oportunidade para a gente mostrar o que é feito aqui no Maranhão, toda a beleza e a nossa cultura maranhense e conquistar a simpatia de outras pessoas”, acredita Regina Oliveira, uma das vocalistas.
Os artistas já se apresentaram em várias casas de shows e espaços públicos de São Luís tanto na temporada junina, quanto na carnavalesca; em outros municípios maranhenses e em outros estados. “Representamos com esse nome Lamparina e a nossa música, a nossa bandeira para não deixar a cultura morrer”, finaliza Regina Oliveira.
Divulgação – A missão que os eventos da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís em parceria com a Embratur desenvolverá em países da Europa e América Latina é a promoção do roteiro integrado São Luís – Alcântara – Barreirinhas no mercado internacional. A Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, avalia que esta será uma ótima oportunidade para empresas de turismo desses países aumentarem as opções de destinos oferecidos a seus clientes.

Agenda Lamparina
24/06 – Arraial do Ipem, 21h
27/06 – Arraial da Praça Maria Aragão, 21h

Quatro perguntas//Paulinho Oliveira

Qual a expectativa para a temporada junina deste ano?
“O Lamparina apresentou proposta para a Secretaria Estadual de Cultura, obtendo o primeiro lugar na classificação de artistas selecionados para se apresentarem na programação do São João do Maranhão 2015, e ainda para a Fundação Municipal de Cultura, obtendo o segundo lugar, na classificação geral. Sendo assim, a expectativa do Grupo Lamparina para esse São João é apresentar ao público o show intitulado “Lamparina, o Murrão do São João”, de forma a realizar os shows juninos, designados por essas entidades, com a mesma qualidade técnica, visual, musical e artística que há nove anos o Grupo vem apresentando, com o intuito de difundir as maravilhas das manifestações culturais do Maranhão”.

Qual o diferencial do grupo Lamparina?

“Um dos diferenciais do Grupo Lamparina é que este se preocupa em conquistar o público pela originalidade, criatividade musical e um repertório que resgata e valoriza a musicalidade brasileira e maranhense em seus diversos ritmos e sotaques. Formado por músicos e intérpretes com vasta experiência nos espaços noturnos de São Luís, o Grupo tem ainda como diferencial a participação de dançarinos devidamente caracterizados e ainda, a utilização de figurinos alusivos a cada ritmo executado”.

Como vocês vêem o grupo daqui há alguns anos?

“Estamos trabalhando e estudando cada vez mais para nos tornarmos, futuramente, um dos grupos musicais com maior representatividade da Cultura Maranhense”.

Qual o repertório base hoje do Lamparina?

“Nos shows do Grupo Lamparina traduzimos toda energia e vibração dos folguedos maranhenses, relembrando canções de nomes como João do Vale, Antônio Vieira, Paulinho Oliveira, César Teixeira, Raimundo Makarra, Zé Pereira Godão, dentre outros. O repertório é alegria pura, privilegiando as maiores festas populares do Maranhão, onde na primeira parte do show homenageamos o Divino Espírito Santo, passamos pelo xote, baião, os variados sotaques de bumba-meu-boi, caroço, coco, lelê. Um momento de muita animação do show se dá quando é executada a música “Cacuriarimbó”, um ritmo que faz a mistura do Cacuriá com o Carimbó, de minha autoria, onde os dançarinos representam esses citados ritmos, devidamente caracterizados.No encerramento do show, apresentamos o tambor de crioula e a quadrilha, onde o grupo convida todos os participantes para entrarem na festa.”

SERVIÇO
O quê? Workshop de Apresentação dos destinos São Luís/Alcântara/ Barreirinhas (Brasil)
Quando? Dias 16 e 17 de junho
Onde? Mercure Paris Porte de Versailles Expo 36-38 rue du Moulin, 92170 Vanves

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias