CULTURA FRANCESA

Festival Varilux de Cinema Francês retorna a capital maranhense

A quarta edição do evento em São Luís trará como uma das principais atrações o filme “De Cabeça Erguida”, que foi abertura do renomado festival de Cannes

Varilux 2

Dona de uma diversidade cultural nacionalmente conhecida, São Luís do Maranhão ficou marcada como a única cidade brasileira fundada pelos franceses. O legado deixado pela França na capital maranhense é imensurável e será reforçado através do Festival Varilux de Cinema Francês, que apresentará ao público ludovicense, dos dias 11 a 17 de junho, as atualidades da produção cinematográfica do país, no Cine Lume, localizado no bairro do Renascença.

A edição deste ano promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes (14 filmes em São Luís) em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.
“Basta parar e observar nos detalhes que encontramos facilmente a herança deixada pela França na capital maranhense. Nos últimos anos conseguimos analisar que o público está procurando saber mais sobre a culinária, história, destinos e principalmente buscando o aprendizado da língua francesa. E assim, a Aliança Francesa está cada vez mais oferecendo cursos que facilitam essa aproximação com a nossa Cultura, principalmente com o idioma”, afirmou ainda a diretora da Aliança Francesa em São Luís, Morgane Mabit. A instituição em parceria com o cineasta maranhense e responsável pelo Cine Lume, Frederico Machado, conseguiram pela primeira vez, disponibilizar um cinema com dedicação exclusiva para todo o festival, que contará com o horário das sessões bem melhor distribuído. É nesse contexto que se apresenta o grande diferencial para essa edição. “Nós somos realmente privilegiados, pois são todas grandes produções e, que fazem sua pré-estreia no Brasil durante o Festival. São, na maioria, filmes inéditos. Tem longa (metragem) que será exibido em outras salas de cinema, as que não fazem parte do Varilux, somente em Dezembro”, comenta Frederico Machado.
Foto: Karlos Geromy / O Imparcial.


 Karlos Geromy / O Imparcial

Morgane Mabit, diretora do Aliança Francesa em São Luís, é uma das responsáveis por trazer o festival Varilux de Cinema Francês para a capital maranhense

Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público maranhense o filme de abertura do festival de Cannes: “De cabeça erguida”, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. Na programação, também estão confirmados a comédia “Que mal eu fiz a Deus?,de Philippe de Chauveron, fenômeno de bilheteria na França em 2014 com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery – A vida imita a arte”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; “Papa ou Maman”, de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e “Astérix e o Domínio dos Deuses”, de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos.
No coquetel de lançamento que acontecerá no Cine Lume, mas precisamente do Office Tower, dia 09 de Junho às 19h, os entusiastas do cinema francês assistirão a mais um trabalho de Olivier Nakache e Eric Toledano que já levaram mais de 40 milhões de espectadores no mundo ao cinema em 2011, entre os quais 1,1 milhão no Brasil, com o sucesso de bilheteria “Intocáveis”.
Confira a programação completa do festival Varilux de Cinema clicando aqui.
ANOTA AÍ:
O quê? Festival Varilux de Cinema Francês em São Luís
Quando? De 11 a 17 de junho
Onde? Cine Lume (Ed. Office Tower – Renascença II)
Ingressos antecipados: INGRESSOS.COM
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias