RARIDADE

Edição original de ‘The Hobbit’ é vendida por R$ 661 mil em leilão

Exemplar leiloado foi um presente do autor a Katherine (“Kitty”) Kilbride, uma de suas alunas na Universidade de Leeds nos anos 1920

hOBBIT

Uma edição original de “The Hobbit” (“O Hobbit”), do escritor britânico Tolkien, contendo uma dedicatória em língua élfica, foi arrematada por 137 mil libras (equivalente a R$ 661.819,60), mais do dobro do preço estimado, anunciou nesta quinta-feira a casa de leilões Sotheby’s. De acordo com a casa de leilões, esta venda é um novo recorde mundial para um exemplar de um romance de fantasia publicado em 1937. O recorde anterior era de £ 50 mil, que remonta a 2008.

O exemplar vendido nesta quinta-feira foi um presente do autor a Katherine (“Kitty”) Kilbride, uma de suas alunas na Universidade de Leeds nos anos 1920. A dedicatória está escrita à mão com um pequeno verso de quatro linhas em élfico, a língua inventada pelo filólogo e escritor John Ronald Reuel Tolkien.
O Hobbit, que inicialmente era um livro infantil, conta as aventuras de Bilbo Baggins e de um grupo de anões, que empreenderam a conquista do reino de Erebor e de um tesouro fabuloso, mas que caiu nas garras de Smaug, um dragão que cuspia fogo. Recentemente adaptado para o cinema por Peter Jackson, o romance foi seguido pela trilogia “O Senhor dos Anéis”, a mais famosa obra de Tolkien.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias