SÃO JOÃO

Confira também a programação junina nos terreiros da cidade

“É noite de São João, quase amanhecendo o dia/É madrugada e não vem, quem tanto eu queria”. Esse é um trecho da música É Madrugada, cantada por vários grupos da cultura nordestina e que exaltam São João. Hoje é dia de São João! O santo mais festeiro, padroeiro dos grupos de bumba meu boi e […]

=D

“É noite de São João, quase amanhecendo o dia/É madrugada e não vem, quem tanto eu queria”. Esse é um trecho da música É Madrugada, cantada por vários grupos da cultura nordestina e que exaltam São João. Hoje é dia de São João! O santo mais festeiro, padroeiro dos grupos de bumba meu boi e que inspirou os festejos juninos. Hoje também é o dia em que vários grupos batizam seus bois, pedindo proteção ao santo para esta temporada e agradecendo pela temporada que passou.

As festas juninas remetem ao mês de junho, mas também são chamadas entre brincantes, folcloristas e pesquisadores de joaninas, em referência a São João, como o principal homenageado porque ele simboliza aquele que anuncia a vinda do Messias e também porque dia 24 é o auge das festividades, exatamente quando se comemora o aniversário de São João Batista, o santo festeiro.
É o dia em que a Igreja de São João, no Centro da cidade, amanhece com bois na porta para serem abençoados durante todo o dia, quando acontecem celebrações desde às 7h da manhã e também às 9h, 12, 15 e às 18h. “Eles vem pedem bênçãos e saem daqui protegidos para a temporada junina. Ao longo do dia eles vem aqui e amanhecem reverenciando São João”, afirma o padre Heitor Morais, pároco da Igreja de São João.
“Se São João soubesse quando era o seu dia, descia do céu à terra com prazer e alegria” (Bendito de São João Batista). Essa é uma das muitas histórias que se conta sobre São João, pois nesse dia são tantas as festas que ele iria querer vir comemorar também. Por isso, diz a lenda, que nesse dia São João é posto para dormir o dia inteiro.
“É um santo de muita importância no catolicismo. Quando ele ainda estava no ventre de Isabel, ela ao se encontrar com Maria, que estava esperando Jesus, sentiu um tremor na barriga. Era São João se manifestando com a presença do Salvador”, conta Sebastião Cardoso, graduado em Ciências Sociais, pesquisador da cultura popular, de religião africana e do catolicismo, e diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.
Clarins
Este ano diferentemente dos sete anos passados, O Clarins da Ilha – cortejo cultural realizado pela Fundação Municipal de Cultura que reúne bois de orquestra de São Luís em apresentações pelas ruas do Centro, com concentração na frente da Igreja de São João, no Centro, em direção à Praça Maria Aragão-, aconteceu ontem, 23, quando sempre ocorria no dia 24. Segundo informações da Assessoria da Func, a mudança foi motivada porque muitos grupos deixam para batizar seus bois no dia 24 na Igreja, o que acabava causando um tráfego muito grande de brincadeiras e afetando a programação que era feita para a data. Por isso, a festa hoje à noite será nos arraiais.
São cerca de 30 arraiais distribuídos em pontos diferentes da região metropolitana de São Luís, organizados pela Prefeitura de São Luís, Governo do Estado, mas também por particulares, escolas, associações, igrejas, com apresentações de grupos de bumba-meu-boi, danças diversas, tambores de crioula, shows musicais, entre outros.
No Arraial da Cidade (ao lado da Batuque Brasil, na Cohama) haverá, a partir das 19h, o tradicional Cortejo de São João, evento promovido pelo Vereador Astro de Ogum que há mais de 10 anos é uma homenagem a São João ( e que antes era realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira). Na ocasião, grupos folclóricos das mais distintas naturezas, que enaltecem e enriquecem a cultura popular junina maranhense, como tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, bumba-meu-boi, se farão presentes para dar as graças ao poderoso santo que batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão.
Festejos para João
Segundo Sebastião João Batista é considerado santo mais festejado é por conta do papel dele na história. “Era primo de Jesus Cristo, passaram a infância juntos. Se tornou profeta, anunciava a vinda de Cristo. Criou o batismo, batizava as pessoas no Rio Jordão, como forma de conversão, e batizou Jesus Cristo. Por ser profeta denunciava os desmandos do império romano, por isso teve a sua cabeça pedida, e ela foi entregue em uma bandeja. Então tem todo esse histórico que se desencadeou em várias tradições”, diz Sebastião Cardoso.
Uma dessas tradições é a ligação do santo com o bumba-meu-boi. Como na época de sua existência era comum as pessoas serem pastores de ovelha, isso se identificou com a representação da imagem do santo com o carneirinho e também pela referência ao ciclo do gado.
Outra é a tradição de acender a fogueira. Conta a história que Isabel, prima de Maria, morava em uma região muito montanhosa e de difícil acesso. Para avisar Maria sobre o nascimento de João ela acendeu uma fogueira, única forma de comunicação possível na época.
Programação de hoje (24), a partir das 19h
 
Arraial do Ipem – Donato Alves
Dança do Coco Pirinã
Boi da Lua (O)
Show do Grupo Lamparina
Boi Meu Tamarineiro de Ribamar (O)
Boi da Madre Deus (M)
Boi Mocidade de Rosário (O)
Parque Folclórico da Vila Palmeira – Humberto Mendes
Cacuriá Assa Cana da Liberdade
Boi Meu Tamarineiro de Ribamar (O)
Boi de Leonardo (Z)
Boi Mocidade de Rosário (O
Show Grupo Passaporte
Boi da Maioba (M)
Ceprama – Apolônio Melônio
Dança do Boiadeiro Encanto do Rio dos Cachorros
Cacuriá da Vila Palmeira
Show de Fernando de Carvalho
Boi de Palha (A)
Boi de Nina Rodrigues (O)
Boi de Maracanã (M)
Terreiro da Maria – Praça Maria Aragão
Quadrilha Formosinha do Sertão
BMB de Guimarães (Z)
Show de Rosa Reis
BMB de São Simão (O)
BMB Oriente (B)
BMB de Iguaíba (M)
Praça Nauro Machado
Tambor de Crioula de Nilza
Boi Engenho de Pindaré (B)
Dança do Caroço de Tutóia
Boi Magia e Encanto da Ilha (O)
Boi de Leonardo (Z)
Boi Brilho do Mar (O)
Casa do Maranhão
Dança Portuguesa Reino em Portugal de São José de Ribamar
Cacuriá da Marize
Show de César Teixeira
Boi de Panaquatira (M)
Boi de Barbosa de Rosário (O)
Boi de Apolônio (B)
A programação completa dos festejos você encontra no portal de O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias