SÃO JOÃO

Começa hoje a programação junina nos arraiais oficiais do Governo do Estado

As festas terão inícios nos pontos do Arraial do Ipem, Praça Nauro Machado e Parque Folclórico da Vila Palmeira

Boi

Para quem curte a festa maior da cultura popular do Maranhão, os festejos juninos, e também para quem não conhece a nossa diversidade cultural, hoje é o dia de prestigiar uma das épocas mais pitorescas de São Luís com o início das programações juninas em vários arraiais oficiais do Governo do Estado, momento em que toda a cidade respira cultura com apresentações de grupos nos quatro cantos da cidade. O bumba-meu-boi, símbolo maior do São João do Maranhão, puxa toda a programação nos sotaques de orquestra, zabumba, matraca, costa de mão, baixada e ainda alternativos (quando congregam todos os ritmos), ladeado pelo rufar do tambor de crioula, de danças como cacuriá, portuguesa, boiadeiro, coco, quadrilha, e ainda os shows musicais.

As programações do Governo do Estado, que este ano realiza a festa em parceria com a Prefeitura de São Luís com o tema São João de Todos, começam hoje e se estendem até o dia 29 de junho em pelo menos 20 arraiais espalhados por toda a região metropolitana de São Luís. A novidade deste ano é a volta do Arraial do Ipem que terá programações a partir das 19h.
“Revitalizamos espaços importantes e sagrados para a cultura maranhense. O nosso compromisso é tornar os espaços culturais acessíveis a todo o povo e valorizar as manifestações artísticas e culturais da nossa gente”, afirmou o Governador Flávio Dino, na ocasião do lançamento do evento.
Começam a funcionar hoje, assim como o Arraial do Ipem, os espaços do Parque Folclórico da Vila Palmeira, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Casa do Maranhão, Praça da Saudade/Madre Deus, Ceprama, Largo de São Pedro, Largo de Santo Antônio; os vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Desterro, Estiva, Ipase, João Paulo, Liberdade, Monte Castelo, Vila Embratel, Vinhais, entre outros. Serão em média seis apresentações por noite. Pelo menos mil grupos folclóricos se apresentarão nesses arraiais.
Este ano o São João homenageará figuras ilustres da cultura popular maranhense. O Parque Folclórico da Vila Palmeira receberá o nome de “Humberto de Maracanã”, em homenagem ao Mestre, um dos ícones do bumba meu boi no estado do Maranhão; e o arraial do Ipem retorna suas atividades homenageando Donato Alves, cantador do Boi de Axixá, falecido no ano passado.
No arraial do Ipem a programação começa com o Tambor de Crioula de Maria Luiza, e prossegue com Boi Pirilampo, Boi Upaon Açu, Show da Banda Mákina Du Tempo, Boi Encanto do São Cristóvão (O) e Boi de Jussatuba (M).
A Praça Nauro Machado, recém-inaugurada, recebe a partir das 19h, a Dança do Coco Anajá, a Dança Portuguesa Raízes de Portugal da Camboa, Boi Encanto da Madre Deus, Boi Brilho da Ilha, Boi Encantos do Itapari, Boizinho Incantado e Boi Brilho da Terra.
Confira todos os arraias oficial do Governo do Estado clicando aqui.
Duas perguntas//Boi Brilho da Terra (Orquestra)
Como o Boi está vindo nesta temporada?
“O boi completa 22 anos de existência em 2015 e a temporada está a todo pique. O boi está caprichoso na indumentária nas cores do batalhão: amarelo e azul bebê; nas coreografias, e principalmente no entusiasmo e amor ao Brilho e à nossa cultura”.
Quantos integrantes vão ocupar os arraiais?
“Noventa brincantes distribuídos entre índias, vaqueiros campeadores, músicos, Pai Francisco, Catirina, cazumbá e índios. Temos 7 índias guerreiras representando as cores da umbanda”.
Anota aí!
O quê? São João do Maranhão
Quando? Até o dia 29 de junho
Onde? Vários espaços da capital
Quanto? Entrada gratuita
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias