SÃO LUÍS (MA) – Milhares de pessoas participaram no último final de semana da programação do Arraial do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI) que aconteceu na capital e nas cidades de Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz.
“Todo ano realizamos a nossa festa junina, não só na capital, mas no interior também. A interiorização das ações do Sistema FIEMA, por meio do SESI, busca levar lazer, cultura e diversão àqueles que fazem o dia a dia da indústria maranhense, para que possam usufruir dessa grande festa no nosso estado”, disse o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves.
Em São Luís, a festa junina ocorreu na sexta (19), na Unidade de Vida Saudável SESI Clube Araçagi, e contou com uma programação especial animada pelos bois de São Miguel do Rosário, Maracanã, Nina Rodrigues, Companhia Barrica, além do Cacuriá de Dona Teté e um show pra lá de especial com um trio renomado de cantores maranhense, formado por Josias Sobrinho, Cesar Nascimento e Beto Pereira.
“A gente só tem a agradecer ao SESI por essa iniciativa que fortalece a nossa cultura popular maranhense. Esse arraial é uma oportunidade que valoriza o nosso folclore e toda a classe artística”, destacou o cantor Beto Pereira, que animou o público cantando os seus maiores sucessos.
O arraial do SESI contou ainda com um forró pé-de-serra, que animou os visitantes com o melhor do arrasta-pé e um espaço infantil com pula-pula e diversas brincadeiras para os pequenos que fez a alegria dos pais. “Eu particularmente gostei muito porque como tenho filho pequeno essa opção do espaço infantil foi muito legal”, destacou o paraibano Thiago Silva, técnico em eletrônica que participou pela primeira vez do arraial.
Para o poeta e escritor, Wesclex Brito, que aproveitou o show de Cesar Nascimento para ensinar o filho William Felipe, de 7 anos, a dar as primeiras matracadas, a iniciativa do SESI com o arraial é muito interessante. “A valorização das nossas tradições e esse repasse de geração em geração é um bem cultural que precisa ser valorizado. O fato do SESI abrir suas portas e criar essa ponte da indústria com a sociedade por meio da cultura é algo formidável”.
“O São João é uma festa democrática que gera qualidade de vida, o trabalhador tem aqui um espaço para trazer a família para se divertir com segurança. É um orgulho para nós ver esse espaço de confraternização, sendo prestigiado, o que fortalece o nosso objetivo”, destacou a superintendente do SESI, Roseli Ramos.
INTERIOR – O mesmo sucesso de público aconteceu na cidade de Bacabal que dentre as atrações recebeu o cantor conterrâneo Papete. Nas demais cidades do interior, Açailândia, Imperatriz e Caxias, a exemplo da capital, o anarriê contou com uma programação bem diversificada, que foi da quadrilha a dança portuguesa e do forró ao Boi do SESI. Os grupos fizeram a festa da população, que pode curtir um São João com segurança e tranquilidade.