Os maranhenses se foram destaque no 26º Prêmio da Música Brasileira (PMB) conquistando duas categorias de grande relevância no meio artístico. Os cantores Zeca Baleiro e Alcione levaram para casa os prêmios de “Melhor Álbum Infantil” e “Melhor Cantora” respectivamente. Criado em 1988, o prêmio que é uma verdadeira coroa para quem trabalha com música brasileira se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, por avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O PMB tem como intuito valorizar a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente.
Além da premiação, a cada ano é escolhido um artista homenageado, que ganha um show especial, focado na sua obra, contando sempre com números musicais inéditos e promovendo encontros entre os mais importantes cantores brasileiros, das mais diversas gerações. Este ano a homenagem foi dedicada à obra de Maria Bethânia, que completou 50 anos de carreira.
Zeca Baleiro, que conquistou o prêmio de Melhor Álbum Infantil pelo trabalho desenvolvido no disco “Zoró (Bichos Esquisitos – volume 1)”, foi elogiado na premiação tanto pelo projeto musical quanto pela arte gráfica do CD. O cantor levou o título junto ao produtor Guilherme Kastrup que contribuiu na construção do produto. Muita gente não sabe, mas Zeca começou no teatro infantil, aos 18 anos, em São Luís do Maranhão. Ele fazia trilhas para clássicos do teatro e da literatura infantis como “Flicts”, de Ziraldo, e “O Reizinho Mandão”, de Ruth Rocha.”A criança é puro rock n’ roll e poesia, pois é a única fase em que você pode ser maluco, contar seus devaneios e não ser internado”, comenta o cantor sobre o seu disco infantil.
O outro destaque maranhense da edição 2015 do Prêmio da Música Brasileira, Alcione Nazareth, disputou a categoria em que venceu com a carioca Beth Carvalho e a baiana Mariene de Castro. É a 22ª vez que a cantora é consagrada pela premiação e alcançou Maria Bethânia, recordista do prêmio e homenageada nesta edição pelos seus 50 anos de carreira. Acione comentou que ficou surpresa com a vitória, pois apesar de já ter sido premiada varias vezes, a emoção é sempre um diferencial. Ela relata que recebeu o prêmio com surpresa e que, mesmo tantas vezes premiada, a emoção é sempre diferente. “É um reconhecimento muito grande, porque sempre que nos premiam é porque estão acompanhando nosso trabalho. É uma honra para mim, para minha família, para meu Estado e para todos nós”, explicou a cantora.
Outros nomes que marcaram esta edição da premiação foram os artistas Alceu Valença, Johnny Hooker, Fernanda Takai, Zezé di Camargo e Luciano e Roberta Miranda, que estão entre os vencedores da festa. Vale destacar que o evento será exibido pelo Canal Viva, neste sábado (13), a partir das 22h.
Confira a lista com todos os vencedores do 26º Prêmio da Música Brasileira
CATEGORIAS ESPECIAIS
REVELAÇÃO – ÁLBUM
“Brahms e Liszt: Piano Sonatas” – Luiz Guilherme Pozzi
ÁLBUM LÍNGUA ESTRANGEIRA
The Chico Buarque Experience – vários autores
ÁLBUM INFANTIL
“Zoró (Bichos Esquisitos), Vol. 1 – Zeca Baleiro
ÁLBUM PROJETO ESPECIAL
“Dorival Caymmi Centenário” – Vários
MELHOR DVD
“Gilberto Sambas Ao Vivo” – Gilberto Gil
MELHOR CANÇÃO
“Sedutora”, de Guinga e Paulo César Pinheiro – intérprete: Mônica Salmaso (álbum “Corpo de Baile”)
ARRANJADOR
Francis Hime (“Navega ilumina”, de Francis Hime)
ÁLBUM ERUDITO
“Villa-Lobos: Sinfonia n° 10, Ameríndia” – Osesp
ÁLBUM ELETRÔNICO
“Zambê” – Donatinho
PROJETO VISUAL
Fernanda Takai, “Na medida do impossível” – Hardy Design
CATEGORIA CANÇÃO POPULAR
MELHOR ÁLBUM
“Na Medida do Impossível” – Fernanda Takai
MELHOR DUPLA
Zezé Di Camargo & Luciano
MELHOR GRUPO
Saulo Duarte e a Unidade
MELHOR CANTOR
Johnny Hooker
MELHOR CANTORA
Roberta Miranda
CATEGORIA SAMBA
MELHOR ÁLBUM
“Passado de Glória – Monarco 80 Anos” – Monarco
MELHOR CANTORA
Alcione
MELHOR CANTOR
Arlindo Cruz
CATEGORIA MPB
MELHOR CANTOR
Luiz Melodia
MELHOR CANTORA
Monica Salmaso
MELHOR ÁLBUM
“Valencianas”, de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
MELHOR GRUPO
ZR Trio
CATEGORIA POP/ROCK/REGGAE/ HIP HOP/FUNK
MELHOR ÁLBUM
“Atento aos Sinais Ao Vivo” – Ney Matogrosso
MELHOR GRUPO
Os Paralamas do Sucesso
MELHOR CANTORA
Marisa Monte
MELHOR CANTOR
Ney Matogrosso
CATEGORIA REGIONAL
MELHOR ÁLBUM
“As Ganhadeiras de Itapuã” – As Ganhadeiras de Itapuã
MELHOR DUPLA
Zé Mulato e Cassiano – “Ciência Matuta”
MELHOR GRUPO
As Ganhadeiras de Itapuã
MELHOR CANTOR
Alceu Valença
MELHOR CANTORA
Marlui Miranda
INSTRUMENTAL
ÁLBUM
Hamilton de Holanda Trio
SOLISTA
Hamilton de Holanda
GRUPO
Quarteto MaoganI