MÚSICA

Vida, música e memórias

Em clima de festa, a cantora Ticiana Valente lança o primeiro CD da carreira com 11 faixas. O disco conta com a produção musical de Roberto Menescal

Ticiana

A cantora Ticiana Valente dá mais um grande passo na carreira com o lançamento do CD Valente, em show de mesmo nome, hoje, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo. Valente é o primeiro disco da cantora e foi produzido pelo músico carioca Roberto Menescal, que também fará participação no show tocando e cantará a música Você, com Ticiana. A cantora também receberá os artistas convidados Sandra, Marcos e Rafaela Duailibe. A produção e direção artística é de Ruber Produções.

Valente traz 11faixas de composições de autores variados e do mais fino da música popular brasileira, além da faixa inédita que dá nome ao disco composta por Marco Duailibe e Márcia Forte. Ticiana passeia por composições de Dominguinhos e Nando Cordel (Gostoso Demais), Guilherme Arantes e Jon Lucien (Brincar de Viver), além da obra de Pixinguinha e João de Barro (Carinhoso), Chico Buarque e Sivuca (João e Maria), entre outros sucessos da música brasileira.
“Eu espero que as pessoas recebam esse disco com carinho, pois cada faixa foi feita com muito amor. Cada música representa um pouco da minha história”, avalia Ticiana.
Segundo o músico e bossa novista Roberto Menescal, Valente é um verdadeiro Love Songs, pois reúne um repertório que faz parte da vida, das memórias e da história musical da cantora maranhense Ticiana Duailibe Valente, que escolheu clássicos da MPB além de um samba inédito que dá nome ao CD, neste seu primeiro disco.
Um dos músicos mais talentosos e influentes da música popular brasileira, Roberto Menescal fala com propriedade sobre o CD. Meio ídolo de Ticiana, e meio padrinho do disco, a cantora escolheu o músico como seu guia maior nessa estrada e contou com a ajuda da prima e cantora Sandra Duailibe, que conhecia o músico e intermediou esse contato. Deu tão certo, que logo veio o aceite de Menescal para o projeto. Ao todo, da concepção e seleção de repertório, à captação de patrocínio e gravação, tudo durou um ano. Uma verdadeira gestação musical.
Para o show, além do repertório do CD, mais quatro músicas foram acrescentadas. Sobre esse momento em compartilhará sua interpretação e o CD, Ticiana diz que considera um sonho realizado.
“E também a consolidação de uma trajetória musical que começou bem cedo em minha vida por influência de uma família super musical, e que me levou aos poucos à profissionalização. Este CD é um filho que nasce finalmente, e em grande estilo. Estou muito feliz com todo o projeto e o show que está sendo produzido”, afirma a cantora.
Sim, inclusive a família faz parte da banda que a acompanhará, a exemplo do sogro Adelino Valente, conceituado músico maranhense que faz a direção musical, e do marido, Rodrigo Valente, no piano. Além dos cantores e primos Sandra Duailibe, Marcos Duailibe e Rafaela Duailibe, artistas convidados, que completam essa família de músicos que rodeia Ticiana.
No título do CD e show homônimo Valente, Ticiana traz o que mais lhe representa na vida. Não apenas o sobrenome de casada, mas um título que resume sua personalidade determinada, sua garra em perseguir seus sonhos e sua disposição e energia; que a fazem encontrar tempo para assumir com maestria seus múltiplos papéis de esposa, mãe de dois filhos pequenos, empresária de moda infantil e cantora também.
Carreira
Ticiana fez seu primeiro grande show em 2009, apresentando clássicos da música popular brasileirano show Camarim. Em 2010 levou para os palcos uma homenagem a Roberto Carlos com o show Como é grande o meu amor por você, pelos cinquenta anos de carreira do artista. Dois anos depois apresentou o show Noite Feliz Canto de Luz, em parceria com o seu primo Marco Duailibe. No ano seguinte, em 2013, participou do show Boleros, também ao lado de Marco Duailibe, no Grand São Luís Hotel e cantou em várias cerimônias de casamento. Também fez o show de abertura da cantora Tulipa Ruiz, pelo projeto MPB Petrobras.
A ex- bailarina e publicitária, que começou a cantar em saraus musicais familiares aos 13 anos, descobriu mais que uma voz afinada, mas uma forma de expressão artística completa. Ela que canta com a alma, pretende emocionar o público com sua voz, um instrumento de Deus segundo a mesma, e que pretende usar e eternizar, agora também através do seu CD.
CD
Valente está sendo possível via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e foi gravado no Rio de Janeiro. “Me sinto abençoada. Eu realmente estou realizando um grande sonho em ter gravado um CD produzido pelo mestre da bossa nova, Roberto Menescal. Ele vai tocar durante todo o show e cantar uma música comigo. Sobre o incentivo, a Lei tem dado a oportunidade simultânea a artistas e empresas de divulgarem seus trabalhos, e assim, podemos concretizar e executar a arte com qualidade no Maranhão”, comenta.
Quem quiser adquirir o CD Valente poderá fazê-lo do dia do show no Arthur Azevedo ao preço promocional de R$ 20 e posteriormente, nas lojas e livrarias da cidade, ao preço fixo de R$ 30.
Direção Musical – Adelino Valente
Piano – Adelino Valente e Rodrigo Valente
Bateria – Oliveira Neto
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias